Existem muitos recursos que tornam a rede Fantom atraente, como velocidade de rede e preços baixos de gás, para citar alguns. Mas a rede Fantom requer uma carteira cripto compatível para fazer transferências. Uma das opções mais viáveis é a carteira MetaMask.
A carteira MetaMask
A ConsenSys desenvolveu o MetaMask em 2016 para interagir com o Ethereum, que é o líder entre todos os blockchains programáveis de contrato inteligente. Atualmente, a MetaMask oferece serviços de carteira para vários blockchains, desde que sejam compatíveis com a Ethereum Virtual Machine (EVM).
A melhor parte é que o MetaMask é gratuito e a maioria dos navegadores o oferece em sua loja virtual. Além disso, embora estejamos usando o navegador Chrome em nosso exemplo, o processo de instalação funciona de forma semelhante em outros navegadores da web. Abaixo está um processo passo a passo para instalar a extensão MetaMask no Chrome. Depois, vamos explorar como criar uma conta MetaMask antes de mergulhar no tópico principal deste artigo.
Como instalar a extensão MetaMask no Chrome
- Primeiro, acesse a loja virtual do Google.
- Em segundo lugar, escolha MetaMask nas extensões do Google Chrome.
- Em seguida, clique em “Instalar”.
- Clique em “Adicionar ao Chrome”.
- Por fim, clique em “Adicionar extensão”.
Instalar a extensão MetaMask no seu navegador é necessário se você quiser aprender como conectar o MetaMask ao Fantom. Como você pode ver, não é tão desafiador. Em seguida, você precisará criar uma conta.
Web3 é o próximo estágio evolutivo da internet, e está chegando rapidamente! Com os desenvolvedores criando aplicativos descentralizados (dapps) empolgantes, agora é um ótimo momento para aprender. Além disso, tornar-se um desenvolvedor nesta nova economia abre todos os tipos de oportunidades. Suponha que você queira explorar mais razões pelas quais você deve aprender desenvolvimento Web3, leia nosso artigo “ Por que aprender desenvolvimento Web3 ”.
Como criar uma conta MetaMask
- Clique no ícone de extensão do seu navegador e abra o MetaMask.
- Siga as instruções para instalar a versão mais recente e clique em “Continuar”.
- Em seguida, você criará uma senha e clicará em “Criar”.
- Clique em “Next” para aceitar os termos de uso.
- Selecione “Revelar palavras secretas”. Em seguida, você verá sua frase inicial, que consiste em doze palavras. É melhor anotá-los em papel e mantê-los em um local seguro, como armazenamento à prova de fogo, em vez de salvá-los em seu computador.
- Por fim, você deve verificar sua frase secreta e clicar em “Confirmar”.
Agora que você criou sua conta e endereço público, você está pronto para a próxima etapa de como conectar o MetaMask ao Fantom.
Agora, sem mais delongas, vamos nos aprofundar no tópico principal deste artigo – como conectar o MetaMask ao Fantom!
Como conectar o MetaMask ao Fantom
Faça login no MetaMask como faria normalmente.
Selecione “Ethereum Mainnet” para acessar o menu suspenso. A partir daí, escolha “Adicionar rede”.
Preencha os campos a seguir na próxima tela:
Nome da rede: Fantom Opera
URL do novo RPC: https://rpc.ftm.tools/
Chain ID: 250
Símbolo: FTM
Block Explorer URL: https://ftmscan.com/
Se você receber uma mensagem de erro do MetaMask informando “URL RPC inválida”, verifique o URL. Certifique-se de que o URL que você digitou não tenha espaços extras entre os caracteres.
Clique em “Salvar”.
Certifique-se de que o Fantom Opera esteja na lista de redes acessíveis.
Você pode alternar entre Ethereum e Fantom e verificar seus saldos em cada rede. Seu saldo Fantom deve ser zero e, como você precisará de tokens FTM para realizar transações na rede Fantom, precisará obter alguns em sua carteira.
Como enviar FTM para MetaMask
Agora que você sabe como conectar o MetaMask ao Fantom, você precisa adquirir alguns tokens nativos do Fantom, FTM. Como o FTM é o token nativo do Fantom para pagar taxas de gás na rede, você precisará obter alguns para sua nova carteira pagar pelas transações. Além disso, o FTM funciona de maneira semelhante ao ETH ao pagar por gás na blockchain Ethereum ou BNB na Binance.
Além disso, você precisará de uma exchange como a Binance para enviar FTM para o seu MetaMask ou usar o SushiSwap para trocar por tokens Fantom. Para este artigo, usaremos a Binance. No entanto, o processo será semelhante a outras exchanges de criptomoedas que oferecem tokens FTM.
Conclusão
A Fantom oferece soluções para diversos problemas. O blockchain, em geral, fornece uma única fonte de verdade onde todas as partes podem acessar dados pertinentes de um único livro. Além disso, os contratos inteligentes facilitam a automação, reduzindo assim o risco de erro humano. As empresas de investimento podem, assim, trabalhar diretamente com usuários em todo o mundo a custos mais baixos, desbloqueando o potencial de mercado ao aproveitar esse conjunto global de investidores.