A gigante do software de criptografia ConsenSys anunciou na terça-feira que sua popular carteira MetaMask, que as pessoas usam para armazenar Ethereum e outras criptomoedas com aplicativos Web3, agora tem mais de 30 milhões de usuários ativos mensais. Esse número reflete um aumento de 42% nos últimos quatro meses, quando a MetaMask registrou 21 milhões de usuários, e vem no momento em que está se posicionando para ser uma peça-chave na economia emergente da Web3.
“Uma base global de usuários depende do MetaMask para cunhar e coletar NFTs, ingressar em DAOs e participar de protocolos DeFi. Estados Unidos, Filipinas, Brasil, Alemanha e Nigéria representam alguns dos mercados mais ativos do MetaMask”, disse a ConsenSys em comunicado.
MetaMask, cujos concorrentes incluem Coinbase Wallet e MyEtherWallet, é usado principalmente por consumidores para navegar na Web3, mas o serviço também ofereceu uma versão institucional para ajudar empresas e investidores profissionais a fazer o mesmo. De acordo com o CEO da ConsenSys, Joe Lubin, a MetaMask está buscando uma “descentralização progressiva”, ao mesmo tempo em que prioriza a segurança e melhora uma interface que alguns consideram desajeitada.
“Há uma ótima interface de usuário que vamos lançar em breve”, disse Lubin.
Como parte de seu plano para perseguir seus vários objetivos, a MetaMask em breve lançará uma Organização Autônoma Descentralizada ou DAO – uma ferramenta popular de governança de criptomoedas frequentemente descrita como uma comunidade da Internet com uma conta bancária.
“Há um DAO que está sendo formado agora no contexto do MetaMask”, acrescentou Lubin. “Ele não governará o MetaMask, mas permitirá que a criação de novas peças do MetaMask seja financiada”.
Lubin não forneceu mais detalhes sobre o DAO ou uma data para seu lançamento, mas confirmou que a MetaMask pretende lançar um token.
Rumores de um token estão circulando há meses. Alguns dos primeiros adeptos do MetaMask esperam ter o direito de receber um – outros projetos de criptomoedas como o Uniswap recompensaram os primeiros usuários dessa maneira – mas figuras-chave do projeto ofereceram poucas pistas sobre como o lançamento do token se desenrolará.Na Ethereum Denver no mês passado, o chefe de operações da MetaMask, Jacobc.eth, disse que o lançamento do token será realizado com cautela e que “não será uma captura de dinheiro”. A ConsenSys anunciou a nova contagem de usuários para o MetaMask, um de seus principais produtos, no mesmo dia em que divulgou que havia levantado uma rodada da Série D de US$ 450 milhões que valoriza a empresa em mais de US$ 7 bilhões .