A carteira MetaMask anunciou, em 12 de setembro, o lançamento do Snaps, que é um novo recurso que permitirá a expansão de sua utilização em redes blockchain que não são nativamente compatíveis com a Máquina Virtual Ethereum (EVM).
O novo recurso vai permitir que a carteira MetaMask seja usada em blockchains não EVM, como por exemplo, Cosmos, Solana e Starknet, entre outros.
O que são Snaps e como funcionam?
Em seu site, a MetaMask explicou que os Snaps são recursos e funcionalidades que permitem personalizar sua carteira. Construídos por desenvolvedores independentes, fora do MetaMask, os Snaps estão atualmente disponíveis para todos experimentarem na MetaMask Extension v11.0 e superior (disponível no Chrome agora e em breve no Firefox).
Os usuários podem experimentar Snaps nestas três categorias para aprimorar sua experiência com a carteira MetaMask: Insights de transações; Interoperabilidade; Notificações.
“Os Snaps podem ser instalados diretamente em sua carteira MetaMask no MetaMask Snaps Directory . Todos os mais de 30 Snaps disponíveis no diretório hoje foram auditados por nossa equipe e por terceiros. Nossa decisão de ter uma lista de permissões foi tomada por muita cautela e porque temos ideias sobre como adicionar segurança adicional para um modelo sem permissão que levará mais tempo para ser implementado. Com o tempo, planejamos descontinuar o processo de verificação para criar uma plataforma totalmente sem permissão”, afirmou.
Os desenvolvedores estimam que o MetaMask Snaps Open Beta seja o primeiro passo para ser pioneiro em um futuro sem permissão para carteiras web3.