Em meio a rumores crescentes de extinção, a Meta anunciou oficialmente o fechamento de seu projeto de moeda digital, o Diem, após anos de grandes esforços para ter sucesso com a iniciativa.
O anúncio foi feito na noite da última segunda-feira (31/01) com o CEO da Diem, Stuart Levey, confirmando que a Meta está vendendo a propriedade intelectual e outros ativos relacionados ao projeto de stablecoin para a Silvergate Capital Corporation.
A Diem Association e suas subsidiárias começarão a encerrar as operações nas próximas semanas, segundo Levey. A Associação, no entanto, ainda está confiante de que os ideais do Diem continuarão a prosperar mesmo depois que a Meta encerrou oficialmente seu envolvimento no projeto.
Continuamos confiantes no potencial de uma stablecoin operando em uma blockchain projetada, como a Diem, para fornecer os benefícios que motivaram a Diem Association desde o início. Com a venda de hoje, a Silvergate estará bem posicionada para levar essa visão adiante”, comentou Levey.
Segundo o anúncio oficial da Silvergate, a empresa comprará ativos da Diem pelo valor agregado de US$ 182 milhões. “Como parte da integração dos ativos adquiridos à tecnologia existente, a Silvergate espera incorrer em aproximadamente US$ 30 milhões em custos adicionais em 2022”, comentou a empresa.
O Silvergate Bank, subsidiária do Silvergate e parceiro de stablecoin da Meta, vai integrar à sua plataforma de pagamento, a Silvergate Exchange Network, com os ativos de Diem. A nova combinação ajudará o banco a lançar um sistema de pagamento global de última geração que é mais rápido, mais fácil de usar e mais econômico do que as soluções existentes, segundo o comunicado.
Identificamos a necessidade de uma stablecoin lastreada em dólares americanos que seja regulamentada e altamente escalável para permitir que eles movam dinheiro sem barreiras. Continua sendo nossa intenção satisfazer essa necessidade lançando uma stablecoin em 2022″, afirmou Alan Lane, CEO da Silvergate.