A Meta está desenvolvendo um novo sistema de inteligência artificial (IA), de acordo com informações do Wall Street Journal. O novo modelo desenvolvido pela empresa responsável pelo Facebook e Instagram vai rivalizar com o sistema mais avançado da OpenAI, que é responsável pelo aplicativo ChatGPT.
Segundo a publicação, fontes informaram que a Meta planeja que o seu novo modelo seja mais poderoso do que o Llama 2. O recurso Llama 2, da Meta AI, se caracteriza por ser um novo modelo de linguagem. Ele foi lançado em 18 de julho deste ano.
Ainda conforme as fontes, que estão familiarizadas com o assunto, a empresa pretende que o novo sistema seja de código aberto. Com isso, outras empresas poderiam criar ferramentas de IA com base no modelo, visando a produção de textos, análises, entre outros.
Em seus planejamentos, a Meta deseja que o seu novo sistema de inteligência artificial seja tão eficiente quanto o modelo mais avançado da empresa de IA, OpenAI.
As fontes também informaram que a empresa por trás das plataformas de redes sociais estima que o treinamento para o modelo de linguagem grande (LLM) terá início em 2024 e poderá ser lançado ainda no próximo ano.
O Que São Modelos de Linguagem de Grande (LLMs)?
Os Modelos de Linguagem de Grande (LLMs) são uma categoria especializada de Inteligência Artificial (IA) que utiliza algoritmos de aprendizado profundo para processar e compreender a linguagem natural. Esses modelos são treinados em grandes quantidades de dados de texto para aprender padrões e relacionamentos entre entidades no idioma.
Os LLMs são capazes de realizar diversas tarefas de linguagem, como tradução de idiomas, resumo de texto, geração de texto e previsão de texto. Alguns dos modelos mais conhecidos incluem o GPT (Generative Pre-training Transformer), o BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), o T5 (Text-to-Text Transfer Transformer), o XLNet (eXtreme Multi-task Learning Network) e o Megatron-Turing.