A próxima semana terá eventos decisivos de política monetária para a economia e o mercado. O Federal Reserve dos EUA (Fed) vai realizar uma nova reunião não programada para discutir as taxas de juros, descritas por alguns como uma “reunião de emergência”. Independentemente disso, o aviso inesperado do Fed desencadeou um debate na comunidade de criptomoedas sobre se o banco central anunciaria um aumento da taxa, caso afirmativo, quão alto seria para este ano.
A reunião não agendada, que o Fed disse que será realizada sob “procedimentos acelerados”, está marcada para segunda-feira às 11h30 EST (16h30 UTC) e (13H30 de Brasília GMT). E de acordo com o edital do Fed, a taxa de juros é o único item da agenda.
Para alguns analistas a melhor coisa que o Fed pode fazer para restaurar a credibilidade é “uma taxa surpresa antes da próxima reunião do Fed.” Alguns entusiastas do mercado cripto acreditam que o Federal Reserve dos EUA (Fed) aumentará as taxas antes de sua próxima reunião agendada em março e outros que nenhum aumento da taxa deve ser esperado.
A inflação já está aumentando a pressão sobre o Federal Reserve para tomar medidas drásticas para controlar os preços. Os investidores agora estão precificando uma chance de 99% de que o Fed aumente as taxas de juros em 50 pontos-base em março, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, ante apenas 24% na quarta-feira.
O gigante do banco de investimento Goldman Sachs está entre as empresas que mudaram sua visão sobre quantos aumentos de juros serão vistos este ano. O banco esperava anteriormente cinco aumentos, mas após a leitura da inflação acima do esperado de ontem, agora diz que sete é mais provável, informou a Bloomberg hoje.