Mercado de criptomoedas e futuros de ações dos EUA estão em queda hoje na manhã de sexta-feira, a inflação de maio acelerou para 8,6%, com os consumidores dos EUA lutando contra um aumento nos preços do gás, alimentos e abrigo, mostraram dados na sexta-feira.
O índice acelerou inesperadamente para registrar um aumento anual de 8,6% em maio, após o aumento de 8,3% em abril. Isso marcou o maior salto desde o final de 1981 e eliminou o recorde anterior de 41 anos no IPC de março, que subiu 8,5%. Economistas de consenso esperavam um aumento de 8,3% em maio, segundo estimativas compiladas pela Bloomberg.
Enquanto isso o preço do Bitcoin caiu abaixo do nível de US$ 30.000 sendo negociado perto de US$ 29.500. Atualmente mostra alguns sinais de baixa e permanece em risco. Da mesma forma, a maioria das principais altcoins está mostrando sinais de baixa.
Os contratos no S&P 500 e no Dow caíram cerca de 0,2% com sinais de baixa. Os mercados asiáticos fecharam mistos e antes do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA de maio.
Para os investidores, o cenário atual de inflação se tornou um ponto chave no caminho para o que vem seguir com as políticas monetárias do Federal Reserve. Como o Fed pretende ajudar a reduzir os preços em alta, espera-se que o banco central aumente as taxas de juros em mais meio ponto na reunião de definição de políticas da próxima semana, aumentando ainda mais o custo de empréstimos e negócios para empresas.