Em 24 de maio, o Mercado Bitcoin, maior exchange de criptomoedas da América Latina, anunciou uma parceria com a Stellar Development Foundation (SDF) para participar do desenvolvimento da CBDC brasileira.
De acordo com um compartilhamento oficial da SDF, o Mercado Bitcoin trabalhará em um dos nove projetos selecionados para a competição LIFT Real Digital, promovida pelo Banco Central do Brasil, para criar um padrão completo para uma CBDC que atenda aos objetivos do seguinte requisito definido pelo governo brasileiro .
Is a #CBDC in Brazil's future?
SDF has partnered with @MercadoBitcoin to develop one of the nine projects selected for the LIFT Challenge held by @InovacaoFenas and @BancoCentralBR. Together, we're exploring a #CBDC for the Central Bank of Brazil 👇https://t.co/DvLjL2RVsn
— Stellar (@StellarOrg) May 24, 2022
O LIFT Challenge Real Digital é um ambiente colaborativo realizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) em parceria com a Federação Nacional das Associações de Servidores de Bancos Centrais (Fenasbac) . Com o anúncio da integração da Stellar, a SDF se juntará ao consórcio criado pelo Mercado Bitcoin para desenvolver soluções para o Real Digital e que também conta com CPQD e ClearSale.
Além disso, a “equipe” Mercado Bitcoin – Stellar terá que trabalhar muito para alcançar certo sucesso, pois terá que competir com alguns nomes de longa data do setor financeiro, como Visa, Microsoft, AAVE e controladora de carteiras. Metamask ConsenSys. Isso significa que o Brasil busca criar uma CBDC baseada no desenvolvimento de grandes marcas financeiras e de tecnologia.
Denelle Dixon , CEO da Stellar Development , afirmou que a rede da Stellar está pronta para auxiliar o Mercado Bitcoin e o Banco Central do Brasil enquanto investigam casos de uso para o futuro do Real Digital. “A Stellar foi projetada para emissão de ativos e suas ferramentas de conformidade integradas dão ao Mercado Bitcoin uma base sólida para desenvolver uma solução com os recursos que o Bacen espera ver”, afirma ela.
O presidente do Banco Central do Brasil , Roberto Campos Neto , disse recentemente que a CBDC poderá ser lançada no segundo semestre de 2022. No entanto, assim como a CBDC europeia, eles lançarão uma versão de teste antes do lançamento principal. conscientização da população do país. Além disso, ele também destacou que a CBDC será precificada com base no STR (Reserve Transfer System) , um sistema de liquidação de todos os ativos lastreado em reais . Além disso, ele também afirmou que por meio desse novo sistema, os bancos poderão emitir stablecoins com base em seus depósitos e habilitar contratos inteligentes e soluções DeFi por meio da plataforma CBDC do Banco Central .
Quanto ao Stellar, esta não é a primeira vez que a plataforma começa a trabalhar com CBDCs de países ao redor do mundo. O Banco Comercial da Ucrânia testou anteriormente o CBDC baseado em blockchain Stellar. Além disso, pisar em um país grande e amigo das criptomoedas como o Brasil criará uma premissa sólida para a Stellar reafirmar sua posição no mercado.