Se você deseja aproveitar as vantagens do anonimato da criptomoeda, há uma série de opções no mercado. Neste artigo, exploraremos as melhores moedas de privacidade em 2021 e, ao mesmo tempo, esclareceremos a diferença entre transações pseudônimas e anônimas – um equívoco comum na indústria.
Transações criptográficas pseudônimas x anônimas
Quando Satoshi Nakamoto lançou o Bitcoin em 2009, o sistema de pagamento revolucionário foi capaz de permitir que pessoas de todo o mundo transferissem fundos sem ter que passar por um banco ou qualquer instituição governamental. Essa foi a primeira vez na época, e a moeda digital atraiu muita atenção por permitir transações anônimas.
Devido à natureza da tecnologia blockchain, isso não é totalmente verdade. Mais precisamente, as transações de Bitcoin são pseudônimas. Deixe-nos explicar.
A tecnologia Blockchain permite um livro-razão público transparente e imutável que é mantido por um grande número de nós (computadores) em todo o mundo. As transações são executadas e adicionadas a um bloco, que é então adicionado cronologicamente ao blockchain. Ninguém pode voltar e editar essas transações e qualquer pessoa pode visualizá-las.
Como a criptomoeda não exige nenhuma informação pessoal para configurar uma carteira, todas as transações são listadas como [endereço da carteira do remetente] enviado x valor para [endereço da carteira do destinatário]. No blockchain do Bitcoin, os endereços da carteira são códigos alfanuméricos de 26 caracteres, então uma transação será parecida com isto:
Agora, embora os endereços da carteira não contenham ou não estejam vinculados a nenhuma informação pessoal (como nome, país, endereço, etc.), você não pode ver quem é a pessoa por trás do endereço da carteira. No entanto, se você souber o endereço da carteira de alguém, poderá obter um histórico de todas as transações que essa pessoa já fez naquele blockchain, bem como seu saldo atual. Isso torna a rede pseudônima .
As redes que fornecem transações anônimas obscurecem a origem e o destino dos fundos e muitas vezes misturam várias transações ao registrar a “transação”. Cada rede difere um pouco na forma como implementam esse processo, no entanto, todas alcançam o resultado desejado.
Melhores moedas de privacidade em 2021
Se você quer ficar fora do radar e se envolver em transações totalmente anônimas, você está com sorte. Ao longo dos anos, várias moedas com foco na privacidade entraram no mercado e fornecem um meio para alguém permanecer “fora da cadeia”. Abaixo, descrevemos as melhores moedas de privacidade em 2021.
Zcash (ZEC)
Lançado em 2016, Zcash é uma moeda de privacidade bem conhecida no espaço da criptografia. O projeto se descreve como “se Bitcoin é como http para dinheiro, Zcash é https”. A rede usa uma ferramenta criptográfica chamada zk-SNARK Zero-Knowledge Proof, que oferece aos usuários a opção de ocultar o endereço da carteira e ocultar o valor da transação.
Dash (DASH)
Também oferecendo aos usuários a escolha entre transações anônimas ou padrão, o Dash cobra uma taxa um pouco mais alta para transações privadas. Usando um protocolo de mistura e uma rede descentralizada inovadora de nós mestres, o Dash é capaz de ocultar a origem de seus fundos.
Monero (XMR)
A rede Monero usa tecnologia chamada assinaturas de anel e endereços de carteiras secretas para executar suas transações anônimas. Quando gravadas no blockchain, as transações ocultam os endereços da carteira do remetente e do destinatário, bem como o valor da transação. O projeto foi lançado em 2014 e é a “maior” moeda de privacidade com base na capitalização de mercado.
Verge (XVG)
Verge usa um conjunto diferente de tecnologia para fornecer transações privadas para seus usuários, ou seja, The Onion Router (TOR) e o Invisible Internet Project (I2P). A identidade dos usuários é escondida através do elemento TOR, onde as transações dos usuários ricocheteiam em uma rede distribuída de túneis e retransmissores enquanto a tecnologia I2P criptografa os dados antes de enviar as informações para a rede. A localização e os endereços IP ficam ocultos no processo.
Feixe (BEAM)
O Beam fornece uma plataforma focada na segurança que facilita transações anônimas e dá aos usuários controle total sobre sua privacidade. Nenhum endereço é armazenado no blockchain e, devido a isso (e à natureza compacta dos blocos), a rede tem um grande potencial de escalabilidade.
Lista de moedas de privacidade
Criptomoedas com foco na privacidade
Não importa o motivo da busca por moedas de privacidade, certifique-se de que está fazendo isso com as intenções legais. Devido à natureza das transações privadas, o espaço de nicho atraiu muita atenção de pessoas envolvidas em atividades criminosas.