O MediaMarkt, gigante do setor varejista de eletrônicos anunciou que lançará caixas eletrônicos Bitcoin (BTC) em 12 agências em todo o Áustria, já que acredita que os austríacos têm “fundos suficientes”, após um teste tido como bem-sucedido.
De acordo com o jornal austríaco Kleine Zeitung, o projeto teste, que tinha um único caixa eletrônico Bitcoin em uma loja da MediaMarkt, provou que “os caixas eletrônicos Bitcoin nas lojas oferecem uma oportunidade de atrair novos clientes”.
Criada na Alemanha, e maior varejista de eletrônicos de consumo da Europa, a MediaMarkt opera em 13 países, com mais de 850 lojas e teve uma receita superior a 21 bilhões de euros (US$ 23 bilhões) em 2021.
Os caixas eletrônicos Bitcoin (também conhecido como ATM), às vezes chamados de brincadeira de BTMs (caixas Bitcoin), oferecem aos usuários do Bitcoin um meio de sacar seu BTC ou depósito em dinheiro tradicional, simplesmente digitalizando um endereço de carteira, eles podem receber satoshis (a menor denominação de BTC) ou dinheiro.
A notícia de mais caixas eletrônicos de Bitcoin chegando à Áustria foi muito bem-vinda, considerando que o crescimento de caixas eletrônicos de Bitcoin em todo o mundo desacelerou nos primeiros quatro meses deste ano. Por exemplo, o Reino Unido reprimiu caixas eletrônicos não registrados, já que sua Autoridade de Conduta Financeira (FCA, em inglês) adota uma postura mais ríspida em relação aos caixas eletrônicos Bitcoin devido à falta de estrutura regulatória.
No entanto, para a BitBase, provedor espanhol de caixas eletrônicos Bitcoin que busca operar em Portugal, conseguiu estabelecer pontos de venda físicos em Lisboa, mas os reguladores paralisaram as aberturas oficiais. E agora com a restrições feitas pela União Europeia às carteiras sem custódia, o futuro do Bitcoin e cripto na Europa é um tanto incerto.
Então, dado que a Áustria adicionará mais 12 caixas eletrônicos Bitcoin ao seu total de mais de 110, o lançamento de caixas eletrônicos Bitcoin na Europa pode estar dando um passo importante para uma retomada no crescimento.