- McDonald’s nega proposta de investir em bitcoin
- SEC apoia decisão e afasta penalidades regulatórias
- Interesse corporativo por criptomoedas segue dividindo opiniões
O McDonald’s decidiu não prosseguir com uma proposta de acionistas que sugeria a adoção do Bitcoin como parte de sua estratégia financeira. A proposta foi apresentada pelo National Center for Public Policy Research, que recomendou à rede de fast-food investir na principal criptomoeda do mercado, comparando seu potencial de valorização com o setor imobiliário, historicamente associado à estrutura patrimonial da empresa.
“O mercado imobiliário tem sido uma reserva de valor muito mais confiável do que dinheiro e títulos, mas não crescerá tanto quanto o bitcoin e não tem tanta liquidez”, dizia o texto enviado pelos proponentes. A iniciativa afirmava ainda que o McDonald’s estaria ficando para trás ao não considerar o BTC em seu balanço patrimonial, como outras empresas já fizeram.
Diante da solicitação, a equipe jurídica do McDonald’s recorreu à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para saber se poderia desconsiderar a proposta na reunião anual de acionistas sem sofrer consequências legais. Em resposta formal datada de 28 de março, a SEC apoiou a posição da empresa, afirmando que a proposta trata de temas relacionados à gestão operacional e que não haveria recomendação de ação legal caso fosse retirada do material de votação.
A discussão sobre a presença de criptomoedas nos balanços corporativos tem se intensificado desde o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Com o impulso no preço do bitcoin, empresas como a MicroStrategy reforçaram seus investimentos no ativo digital. Mais recentemente, a GameStop anunciou a captação de US$ 1,5 bilhão com foco na compra de BTC. No entanto, iniciativas semelhantes foram rejeitadas em empresas como a Microsoft.
A decisão do McDonald’s mostra que, apesar da crescente atenção institucional voltada ao Bitcoin, nem todas as gigantes globais consideram o momento adequado para esse tipo de movimentação.