O mundo das criptomoedas está sempre em constante evolução, e a MakerDAO, entidade descentralizada por trás da quarta maior stablecoin do mercado, a DAI, não fica atrás. Com uma capitalização de mercado de US$ 4,7 bilhões, a DAI vem ganhando destaque no mercado de criptoativos e agora dá um passo à frente com o lançamento da plataforma de empréstimos DeFi chamada Spark.
Baseada no protocolo Aave’s Version 3, a plataforma Spark promete melhorar as soluções de empréstimos descentralizados para a stablecoin DAI. Diferentemente do mecanismo principal da MakerDAO, que permite a geração de novos DAI como dívida com garantia excessiva, o Spark possibilita a obtenção de empréstimos DAI usando ativos como ether (ETH), éter apostado (stETH) e o próprio DAI.
A primeira versão do Spark Protocol, denominada Spark Lend, é um mercado de empréstimo voltado especificamente para fornecer e emprestar criptoativos com foco no DAI. A plataforma estará disponível para todos os usuários de finanças descentralizadas (DeFi) a partir de terça-feira.
Spark Protocol's first version, Spark Lend, is a lending marketplace specifically designed for supplying and borrowing crypto with a focus on DAI.
Its users will be able to interact with Spark's front-end directly, connecting Maker's liquidity with a complete DeFi solution.
— Maker (@MakerDAO) May 8, 2023
Uma característica interessante do Spark é o seu modelo de taxa de juros personalizado. As taxas de empréstimo são definidas pelos membros da governança por meio de votação na cadeia, em vez de flutuar de acordo com a oferta e a demanda, como ocorre na Aave ou em outros protocolos de empréstimo. Inicialmente, os mutuários podem tomar empréstimos DAI a uma taxa anual de 1,11% por meio do Spark.
Outra novidade é a integração do Spark ao Peg Stability Module do MakerDAO, que permite a conversão instantânea de DAI para USDC na proporção de 1:1 para usuários que buscam trocas de stablecoin. A criação do Spark foi liderada pela Phoenix Labs, empresa colaboradora da MakerDAO.