Após mais de dois anos desenvolvendo, o Litecoin (LTC) finalmente lançou a atualização do seu Mimblewimble, agora possibilitando mais transações com maior privacidade na rede.
A integração do Mimblewimble no Litecoin vem por meio do Mimblewimble Extension Block, também conhecido como “MWEB”, permite que os usuários da rede optem por transações confidenciais. O líder em desenvolvimento do MWEB, David Burkett, disse que a atualização melhora a viabilidade do Litecoin como uma moeda fungível que pode ser usada para transações diárias, pagamentos de salários e até comprar imóveis.
O Mimblewimble é um protocolo descentralizado focado em privacidade, e seu nome é derivado de um feitiço de amarrar a língua que ficou famoso pela primeira vez na série de livros Harry Potter. O protocolo possui um recurso de confidencialidade que permite aos usuários ocultar as informações da transação. Ele também fornece uma estrutura para outros blockchains aprimorarem a usabilidade de suas criptomoedas.
O Litecoin projetou a integração do Mimblewimble como uma série de propostas de melhoria do Litecoin desde de outubro de 2019. A rede então lançou sua primeira versão de teste Mimblewimble em outubro de 2020, contando com atrasos iniciais devido à baixa participação da comunidade. A rede de teste também foi lançada na época em que os reguladores na Europa estavam fazendo grande alarde sobre moedas de privacidade.
Moedas de privacidade são aquelas que promovem o anonimato e tentam ofuscar transações de contabilidade digital e são polêmicas em em todo o mundo, fazendo com que várias corretoras abandonassem o suporte às principais moedas de privacidade, como Monero (XMR), Zcash (ZEC) e Dash (DASH) no início de 2021.
Além do anonimato e das transações privadas, a tecnologia Mimblewimble também ressalta a fungibilidade e a escalabilidade, recursos-chave que atualmente faltam em muitas blockchains. A Fundação Litecoin acredita que a integração do Mimblewimble vai contribuir para o status do LTC como “dinheiro sólido”, que é um conceito diz a respeito a uma moeda estável, que é menos suscetível à depreciação e influência da política monetária.