Duas pessoas em prisão domiciliar foram acusadas de oferecer à venda a compradores inexperientes 12 “Micro-pinturas escondidas em pinturas de Leonardo da Vinci ” falsas e 32 NFTs de obras da pintora Alina Ciuciu , que obviamente não está envolvida no caso.
Leonardo da Vinci, Banksy e os falsos NFTs
Algumas semanas atrás, um colecionador chamado Pranksy pagou o equivalente a £ 244.000 em criptomoedas pelo que ele acreditava ser o primeiro NFT do misterioso artista de rua Banksy .
Um falso. Mas, surpreendentemente, a reviravolta: Pranksy conseguiu a maior parte de seu dinheiro de volta, com o golpista aparentemente devolvendo tudo, exceto a taxa de transação de £ 5 mil.
Foi pior para uma mulher, que foi roubada em 125.000 euros, que deviam ser usados em papel e parte para a compra de 12 falsas “micro pinturas escondidas nas pinturas de Leonardo da Vinci” e 32 “frações digitais” de obras da pintora Alina Ciuciu (não envolvida na investigação). A fraude supostamente envolveu “200 clientes”.
Segundo o jornal italiano “Corriere della Sera”, as vítimas relataram ter recebido a proposta de “comprar as micro-pinturas cujo preço foi fixado em 2 mil euros cada e que em pouco tempo teriam atingido o valor de 20 milhares de euros cada ”, investindo 70 mil euros em diversas transferências.
Cuidado com os golpes
Os investimentos em criptoarte e no mercado de NFT continuam a crescer , mas muitos estão se aproximando do setor sem realmente conhecer sua dinâmica e se os artistas ou colecionadores pensassem que agora estavam protegidos de obras falsas ou fraudes, bem, o jogo ainda está começando…