Dois lendários jogadores do Manchester United, um dos maiores clubes do futebol inglês e do mundo, Gary Neville e Paul Scholes se uniram para lançar uma DAO (organização autônoma descentralizada) centrada no esporte bretão que permitirá aos fãs realizar investimentos junto das lendas do esporte.
Intitulado como CO92 DAO, em homenagem ao lendário time de 1992, se concentrará em empresas e projetos relacionados ao futebol, com foco em investimentos estratégicos. Os dois jogadores que marcaram época em Manchester se unirão a Peter Lim, bilionário de Cingapura, e seu filho, Kiat Lim, para criar o DAO.
Atualmente, já estamos analisando uma série de oportunidades de projetos de futebol profissional e anunciaremos desenvolvimentos nos próximos meses”, disse Kiat Lim.
Esse é o segundo negócio esportivo baseado em blockchain que a dupla de pai e filho atuam; isso porque eles já lançaram outro empreendimento de futebol, o ZujuGP, plataforma digital endossada por Cristiano Ronaldo, outra lenda do Manchester United. A dupla bilionária tem um interesse particular em esportes, tanto que são proprietários de dois clubes de futebol, o clube espanhol Valencia CF em 2014 e são acionista do clube inglês Salford City FC.
Os detalhes do projeto ainda não foram revelados publicamente, mas estima-se que haja um anúncio para o público em breve, conforme reportagem da Bloomberg . A equipe de gerenciamento incluiria Neville e Scholes, juntamente com alguns ex-companheiros de equipe, como Nicky Butt e Ryan Giggs. O empreendimento centrado no futebol visa trazer a propriedade esportiva para as massas usando DAOs.
Os DAOs ao longo dos anos passaram a ser bastante populares no espaço descentralizado mas, ao mesmo tempo, atraíram muitas críticas. O modelo de governança descentralizado prevê a participação da comunidade e dos investidores do projeto nas decisões críticas do ecossistema. No entanto, esses projetos DAO estão sob contestação sobre a centralização no processo de tomada de decisão.
Apesar dessa controvérsia, os DAOs são considerados por especialistas como uma das plataformas blockchain que tendência para se desenvolver eter mais adeptos em 2022.