A 3iQ Digital Asset Management, uma gestora de fundos de investimento em criptomoedas sediada no Canadá, acaba de fazer história ao protocolar o pedido para a oferta pública inicial do primeiro ETF (Exchange-Traded Product) de Solana na América do Norte em 2024. O novo fundo, que operará sob o código QSOL, promete oferecer aos investidores exposição direta à criptomoeda Solana (SOL), e estará disponível na Bolsa de Valores de Toronto.
Greg Benhaim, vice-presidente executivo de produto e chefe de negociação da 3iQ, enfatizou a importância desta iniciativa: “Esperamos continuar nossa missão de fornecer veículos de investimento regulamentados – incorporando os mais altos padrões e trabalhando com os melhores parceiros – para que investidores individuais e institucionais tenham acesso eficiente à classe de ativos criptos.”
UPDATE: 3iQ just filed to launch the first Solana ETF in Canada (and thus North America). Looking to launch under the ticker $QSOL. Canada had spot Bitcoin and spot Ethereum ETFs before the US even got futures ETFs for either asset. h/t @alextapscott https://t.co/Ra6vDdepil pic.twitter.com/LRO4NJWhAr
— James Seyffart (@JSeyff) June 20, 2024
Esta oferta não só tem como objetivo acompanhar os movimentos diários dos preços de SOL, mas também visa à valorização do capital a longo prazo e ao rendimento gerado pela aposta na moeda. A 3iQ já é reconhecida por sua inovação no mercado de ativos digitais, tendo sido a pioneira ao lançar os primeiros fundos de Bitcoin e Ether negociados publicamente no Canadá.
Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, comentou a estratégia da 3iQ no Twitter: “Fiquei surpreso por mais gestores de ativos não terem tentado registros semelhantes nos EUA, pois poderia ser um movimento estratégico para se posicionarem favoravelmente no caso de uma mudança regulatória pró-criptomoeda sob um potencial nova administração.”
O gestor de investimentos VanEck, que já havia mostrado confiança em Solana ao lançar um ETN na Deutsche Börse em 2021, continua otimista. De acordo com Matthew Sigel e Patrick Bush, analistas da VanEck, é esperado que Solana marque presença significativa na competição de ETFs em 2024, impulsionada por uma crescente onda de gestores de ativos que buscam aprovações para tais fundos.
No momento da publicação, o preço do SOL estava cotado em US$ 134,04 com queda de 1% nas últimas 24 horas.