Grandes editoras de videogames como Ubisoft e Square Enix mergulharam no crescente mercado de NFT , mas receberam uma reação significativa dos jogadores. Ainda assim, isso não impediu outra marca de jogos lendária de entrar na briga, com a Konami anunciando seus próprios planos de NFT hoje.
Os NFTs de Castlevania serão lançados através do mercado OpenSea líder , com leilões começando em 12 de janeiro. Konami publicará o apelido de cada vencedor do leilão principal em seu site oficial , caso eles optem por fazê-lo. Em um aviso separado, o editor escreve que “não garante que o valor do NFT aumentará após a compra”.
Esta é a primeira queda na série Konami Memorial NFT, uma “iniciativa para criar NFTs de arte” que não parece ter sido projetada apenas para colecionáveis com o tema Castlevania. A Konami também é a editora por trás de uma série de outras franquias de sucesso, incluindo Metal Gear Solid, Contra, Frogger e Pro Evolution Soccer.
No entanto, embora a Konami ainda detenha os direitos de muitas franquias de jogos clássicos, ela desacelerou significativamente na criação de novos jogos nos últimos anos. Em 2015, o CEO da Konami, Hideki Hayakawa, anunciou que a empresa mudaria seu foco para jogos móveis e criaria menos jogos para consoles domésticos de grande escala que ajudaram a estabelecer a marca.
Um NFT é efetivamente um recibo que prova a propriedade de um item digital e pode representar imagens, arquivos de vídeo, itens de videogame interativo e muito mais. Alguns NFTs podem ser usados em jogos jogáveis, como os NFTs de monstro Axie no principal jogo Ethereum , Axie Infinity , e podem alimentar modelos de jogo para ganhar que recompensam os jogadores com tokens criptográficos .
Os planos da Konami não parecem ser tão ambiciosos, entretanto. Os Castlevania NFTs são puramente concebidos como itens colecionáveis e não oferecem utilidade adicional ou integração anunciada em qualquer videogame. Eles também não oferecem aos compradores qualquer tipo de propriedade intelectual ou direitos de comercialização, ao contrário da coleção de fotos de perfil cripto-nativa do Bored Ape Yacht Club .
Jogos NFTs
A Ubisoft foi a primeira gigante dos jogos estabelecida a começar a jogar no espaço de jogos blockchain nascente, criando um protótipo inspirado no Minecraft chamado HashCraft em 2018 antes de lançar experimentos NFT menores e apoiar startups de jogos criptográficos desde então.
Em dezembro, a Ubisoft se tornou a primeira editora de jogos tradicional a lançar NFTs que podem ser usados em um videogame existente , com armas e armaduras para o Ghost Recon Breakpoint de Tom Clancy no PC. No entanto, o lançamento dos itens movidos a Tezos levou a um impacto significativo na mídia social na comunidade de jogos.
Apesar das reclamações sobre a utilidade dos itens e o impacto ambiental percebido, a Ubisoft finalmente foi em frente com o lançamento, Didier Genevois, o diretor técnico do blockchain da editora, disse que era uma “grande mudança que levaria tempo” para ressoar entre os jogadores.
No entanto, o desenvolvedor de jogos “STALKER 2” GSC Game World cancelou os planos de lançar NFTs jogáveis dentro de seu próprio jogo após a reação dos fãs da franquia, enquanto o aplicativo de bate-papo centrado em jogos Discord – também popular com DAOs e comunidades de criptografia – interrompeu de forma semelhante os planos de integração de carteira de criptografia após resistência pública.
A editora de jogos Square Enix (Final Fantasy, Tomb Raider) também sinalizou planos para lançar videogames com tecnologia NFT após o primeiro lançamento de uma série de adesivos NFT no Japão, enquanto o CEO da grande editora Electronic Arts chamou os NFTs de “uma parte importante do futuro de nossa indústria. ”
Apesar das reações adversas recentes dos jogadores, os defensores dos jogos cripto ainda acreditam que os NFTs e blockchains serão rapidamente adotados em toda a indústria.
“Todos os estúdios [de jogos] que conheço – desde a maior e mais importante empresa até a menor – terão um produto, senão muitos, envolvendo blockchain [em 2022]”, Sebastien Borget, cofundador e COO do jogo de metaverso The Sandbox disse: “O que isso criará é a transição do modelo de negócios mais rápida e mais adotada que já vimos.”