Na manhã de segunda-feira, Kim Kardashian postou esta história para seus mais de 210 milhões de seguidores no Instagram:
Muitas celebridades e influenciadores promoveram projetos de criptomoedas e blockchain ao longo dos anos, incluindo grandes nomes como DJ Khaled e Paris Hilton . Mas a postagem de Kim K é quase com certeza a maior promoção de criptografia de mídia social de todos os tempos em termos de alcance absoluto. E isso vem na esteira dos gritos de ethereum max de outros grandes nomes, incluindo o grande Paul Pierce da National Basketball Association e a lenda do boxe Floyd Mayweather. Na verdade, de acordo com um comunicado à imprensa , ethereum max era “o CryptCurrency (sic) exclusivo aceito para compra de ingressos online” para a recente luta pay-per-view Mayweather / Logan Paul.
Mas não se trata apenas de ethereum max (às vezes abreviado para emax). Durante anos, os investidores em criptografia enfatizaram que você deveria “fazer sua própria pesquisa” sobre projetos porque o setor está repleto de golpes, fraudes e projetos ruins. No entanto, não é óbvio como exatamente fazer essa pesquisa, então espero que você encontre alguns métodos úteis abaixo.
Para ser claro, o que se segue não é a abordagem analítica certa para todos. Para day traders que entram e saem das posições rapidamente na tentativa de comprar na baixa e vender na alta em períodos de tempo muito curtos (horas, não dias), os sinais do mercado, como volumes de negociação ou padrões de preços, são essenciais.
Mas, para compradores de criptografia que procuram fazer um investimento de longo prazo, é melhor se concentrar no que os corretores de ações chamam de fundamentos. Isso inclui informações sobre quem está por trás do projeto, que tipo de inovação ele traz para a mesa, seu roteiro, receitas, gastos, etc. Muito disso pode ser obtido a partir de declarações públicas postadas pelo projeto e seus participantes: Você não tem que ser um detetive profissional para fazer sua própria pesquisa, você só tem que estar disposto a fazer uma leitura cuidadosa.
O que é ethereum max?
Mas antes de chegarmos a isso, alguns princípios básicos. O projeto Ethereum Max foi lançado há apenas um mês, disse um porta-voz na segunda-feira. De acordo com seu site, emax é um token ERC-20 no blockchain Ethereum. Isso significa que NÃO é um fork, upgrade ou concorrente do Ethereum. Um ERC-20 requer muito pouca habilidade técnica para ser criado (esse é o ponto), e eles tiram proveito das funções da própria blockchain Ethereum.
E apesar do nome, emax não é afiliado a nenhum dos desenvolvedores por trás do Ethereum. Este é um problema bastante comum na criptografia porque os nomes geralmente não são protegidos por direitos autorais ou policiados. Existem dezenas de moedas com “bitcoin” no nome, por exemplo, mas a maioria tem pouco a ver com BTC .
Enquanto alguns ERC-20s são apenas para diversão e não têm função real, outros são usados para operar sistemas de software secundários. Em termos gerais, a esperança é que esses tokens aumentem de valor com base em sua utilidade nesses sistemas. Mas é difícil descobrir exatamente como o emax funciona – a seção “tokenomics” da página inicial do projeto contém apenas descrições vagas de “vantagens da comunidade” e um futuro mercado de token não fungível (NFT). Ele também promete “recompensas de rendimento” que distribuem 3% de todas as transações divididas entre os detentores. Mas não há detalhes sobre como isso funciona.
Também não parece haver nenhuma informação na página inicial sobre a equipe por trás do projeto. Isso varia muito, mas projetos com patrocinadores e desenvolvedores desconhecidos são geralmente considerados de maior risco. Isso ocorre em grande parte porque reduz o risco de processo ou outro revés se a equipe desaparecer com os fundos dos investidores ou abandonar o projeto.
Kim K, shill pago
Então, agora para o tweet pago de Kim. Eu sei que ela foi paga, não graças a alguma grande conquista investigativa, mas porque Kim incluiu uma divulgação promocional no próprio post. Ele está no canto inferior direito da história, porém, e tem apenas três caracteres: #AD. Como em um anúncio.
Este é exatamente o tipo de divulgação que a Federal Trade Commission exige dos influenciadores das redes sociais que publicam anúncios de produtos de beleza ou suplementos de saúde. Da mesma forma, a Securities and Exchange Commission está principalmente preocupada com a promoção não divulgada, então a divulgação de Kim é provavelmente uma proteção lá também.
Quanto as pessoas por trás do emax pagaram a Kardashian? Não há uma maneira fácil de saber, mas relatórios anteriores sugerem que ela recebe entre US $ 300.000 e US $ 500.000 pela maioria das postagens e, em alguns casos, muito mais . Eu acho que uma postagem no feed de Histórias efêmeras de Kim é menos dispendiosa – mas se você é um investidor, deve considerar se gastar o equivalente a um ano do salário de desenvolvedor em um anúncio do Instagram atende aos interesses de longo prazo de um projeto.
Da mesma forma, a divulgação de Kim levanta questões sobre as outras celebridades que promovem o emax. Paul Pierce não incluiu nenhuma divulgação promocional quando twittou sobre emax em 26 de maio, e eu não encontrei nenhuma evidência de que Mayweather, que usava uma camiseta ethereum max antes da partida de exibição com Paul, tenha divulgado quaisquer pagamentos por sua promoção.
Isso não significa que eles fizeram algo errado, é claro. Talvez os multimilionários famosos Paul Pierce e Floyd Mayweather estivessem realmente promovendo o emax porque fizeram suas próprias pesquisas e acreditam no projeto.
A outra explicação possível é que eles foram pagos por sua promoção e simplesmente não divulgaram. Isso é algo que Mayweather já fez antes: ele foi multado em US $ 615.000 pela SEC em 2018 por tweetar sobre uma moeda chamada Centra, que acabou sendo uma fraude . Pelo menos alguns fãs nas respostas de Paul Pierce parecem acreditar no pior sobre ele também, comparando seu tweet com o recente acidente promocional de Soulja Boy , acusando Pierce de ser “pago para xelir” e descrevendo emax como “um clássico pump and dump . ”
Ofertas, ofertas … ofertas?
Ethereum Max fechou alguns negócios que pareciam promissores. Em um comunicado de imprensa em 26 de maio, um comunicado de imprensa alardeou que ethereum max “agora é a CryptoCurrency (sic) exclusiva aceita para compra de ingressos online” para a luta Mayweather / Paul. Em 28 de maio, outro lançamento descreveu uma parceria com a Groot Hospitality de Miami para aceitar o token para pagamentos em duas casas noturnas .
É muito mais uma marca a favor do projeto Ethereum Max que parece ter negociado pagamentos de criptomoedas com um empresário de vida noturna respeitado e com os organizadores da maior luta de boxe (exposição) em anos.
Mas foi isso o que realmente aconteceu?
Sempre que você vir reivindicações sobre parcerias, examine os parceiros. A Groot Hospitality , apesar de seu nome bobo, parece ser um restaurante legítimo e um negócio de casas noturnas com sede na Flórida. Uma pesquisa rápida em suas propriedades listadas mostra que são empresas altamente avaliadas e sofisticadas. (O canal de fusão asiático de Groot, Komodo, parece particularmente apetitoso.) E embora possa parecer óbvio, há uma boa quantidade de evidências na cobertura de notícias profissionais de que Grutman é uma pessoa real e basicamente respeitado em seu setor.
Mas parece que o negócio da Groot Hospitality encontrou um obstáculo. Em 3 de junho, a empresa tuitou que seu “uso de EthereumMax Criptomoeda (sic) será adiado devido ao processamento”.
O negócio do boxe também não é bem o que parece à primeira vista. Não há menção de ethereum max no portal oficial de ingressos Mayweather-Paul construídos por Fanmio, os promotores da luta. Não há declarações ou comunicados diretamente da Fanmio discutindo qualquer acordo com Ethereum Max. E o comunicado de imprensa de Ethereum Max direciona para uma página totalmente diferente, mayweatherpaultickets.com , que não indica qualquer afiliação com Fanmio.
Para obter uma imagem mais clara, entramos em contato com Ethereum Max sobre o programa. “Tínhamos relações diretas com um promotor para vender uma quantidade limitada de ingressos”, disse-nos um representante. “Isso não foi feito em parceria com Fanmio ou ShowTime.” Basicamente, Ethereum Max construiu um portal intermediário em mayweatherpaultickets.com que de alguma forma troca emax por dólares, que são então usados para comprar ingressos. Mas o portal não está autorizado pelos promotores da luta. (CoinDesk também entrou em contato com Fanmio para comentar, e vamos atualizar esta história se ouvirmos de volta.)
A honestidade do projeto quando questionada é um ponto a seu favor. Mas faz com que as afirmações originais pareçam enganosas: como poderia ethereum max alegar ser a “CryptoCurrency (sic) exclusiva para compra de ingressos online” para a luta, se não há relacionamento oficial com os promotores? O texto é muito cuidadoso – não diz que emax é a “criptomoeda oficial da luta Mayweather-Paul” ou similar. Nesse caso, “exclusivo” significa apenas “o único token que você pode usar para essa finalidade”.
Isso não significa que seja baseado em um relacionamento oficial – mas a escolha das palavras sugere que Ethereum Max gostaria que você pensasse que sim.
Problemas de gramática
Outra maneira fácil de avaliar um projeto pouco conhecido é examinar o profissionalismo de sua apresentação. Já notamos que o site Ethereum Max não tem muitas informações detalhadas. E seus comunicados de imprensa também são um pouco preocupantes.
Aqui está a primeira frase do lançamento de 28 de maio sobre o negócio da boate agora interrompido:
“A Groot Hospitality anunciou que“ aceitaria $ eMax como sua (sic) criptomoeda exclusiva (sic) nos grupos (sic) das maiores casas noturnas de Miami, LIV e Story ”.
No jargão jornalístico, “sic” significa “este erro estava no original”. Portanto, são três erros gramaticais ou ortográficos na primeira frase do comunicado à imprensa do projeto (versões corretas: “its”, “criptomoeda” e “group’s”).
Esses erros ortográficos não são um sinal de alerta simplesmente porque indicam que uma equipe não é totalmente profissional. Em criptografia em particular, pode ser tentador descartar esses erros como erros honestos de equipes que nem sempre falam inglês como primeira língua, ou que estão sobrecarregadas de trabalho e não tão focadas em RP.
Mas, acredite ou não, muitos golpes realmente inserem a grafia ou outros erros em sua literatura intencionalmente . É pela mesma razão que reciclam golpes como a fraude do “Príncipe Nigeriano”: ao rejeitar pessoas com um julgamento mais crítico, eles podem se concentrar em alvos mais crédulos ou impulsivos. No caso de golpes por e-mail, ele economiza aos golpistas as horas de trabalho que, de outra forma, seriam desperdiçadas se correspondendo diretamente a um cliente em potencial que poderia fazer muitas perguntas. A eficácia dessa estratégia de “filtragem negativa” foi demonstrada em um estudo de 2012 da Microsoft Research .
Outra maneira de fazer sua própria pesquisa é olhar para trás em antigos comunicados de imprensa em busca de evidências do acompanhamento de uma equipe. Por exemplo, este lançamento de 30 de maio diz que a equipe Ethereum Max “está planejando lançar seu roteiro do terceiro trimestre antes do PPV Floyd Mayweather vs. Logan Paul.” Oito dias após essa partida, não há nenhum sinal de roteiro de qualquer tipo no site do projeto. Atrasos acontecem, é claro, então pode não haver nada com que se preocupar aqui – mas você investiria em uma startup convencional que perdeu esse tipo de prazo?