Quem é Kelly Loeffler?
Kelly Lynn Loeffler é uma empresária e política americana que serviu como senadora dos Estados Unidos pela Geórgia de 2020 a 2021. Republicana, Loeffler foi anteriormente diretora executiva (CEO) da Bakkt, uma subsidiária do provedor de commodities e serviços financeiros Intercâmbio Intercontinental, da qual seu marido, Jeffrey Sprecher, é CEO. Ela é co-proprietária do Atlanta Dream da Women’s National Basketball Association (WNBA).
Brian Kemp, o governador republicano da Geórgia, nomeou Loeffler para o Senado em dezembro de 2019, depois que o senador republicano Johnny Isakson renunciou por motivos de saúde. Loeffler concorreu nas eleições especiais de 2020 para o Senado dos EUA na Geórgia, buscando ocupar a cadeira no Senado até 3 de janeiro de 2023. Ela terminou em segundo lugar na eleição de 3 de novembro, avançando para um segundo turno com o democrata Raphael Warnock realizado em 5 de janeiro de 2021. Ela perdeu o eleição de segundo turno para Warnock. Na mesma eleição, seu colega senador pela Geórgia, David Perdue, também perdeu. Quando o mandato de Perdue terminou em 3 de janeiro de 2021, Loeffler ascendeu ao cargo de “senadora sênior” da Geórgia, uma honra que manteve por cerca de três semanas, até Warnock tomar posse.
Loeffler alinhou-se fortemente com o presidente Donald Trump e elogiou seu “registro de votação de 100% em Trump” durante a campanha. Ela foi investigada em conexão com o escândalo de abuso de informação privilegiada no Congresso em 2020, depois de vender ações de empresas vulneráveis à pandemia de COVID-19 avaliadas em vários milhões de dólares no mesmo dia em que participou de um briefing privado do Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões sobre o doença, antes de o público ter sido alertado para a sua gravidade. Tanto o Departamento de Justiça quanto o Comitê de Ética do Senado acabaram abandonando as investigações sobre Loeffler, e o Comitê de Ética do Senado não encontrou nenhuma evidência de violação da lei federal, das regras do Senado ou dos padrões de conduta.
Após as eleições de novembro de 2020, Loeffler e o colega senador David Perdue alegaram, sem provas, que houve “falhas” nas eleições e pediram a demissão do secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, que rejeitou as acusações. Mais tarde, ela apoiou uma ação judicial movida por aliados de Trump que buscava anular os resultados eleitorais e também anunciou sua intenção de se opor à certificação dos resultados do Colégio Eleitoral no Congresso. Após a invasão do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, Loeffler anunciou que, afinal, votaria para certificar a eleição, e o fez naquela noite.
- Conhecido por:Atlanta Dream WNBA
- Nascer:27 de novembro de 1970
- Nacionalidade:americano
- Localização:Atlanta, Geórgia, Estados Unidos
- Educação:Universidade DePaul – Escola de Pós-Graduação em Negócios Charles H. Kellstadt, MBA – 1997 – 1999
Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, bacharelado, Faculdade de Comércio e Administração de Empresas
- Outros projetos:Atlanta Dream WNBA – Coproprietário
Georgia Power Company – Membro do Conselho de Administração
Bakkt – Diretor Executivo – 2018 – 2019
Intercontinental Exchange – Diretor de Comunicação e Marketing, Chefe de Relações com Investidores – 2002 – 2018
The Crossroads Group – Relações com Investidores – 2001 – 2002