A gestora de ativos, Jupiter Asset Management, cancelou seu investimento em um produto negociado em bolsa baseado em XRP por causa de alguns problemas de conformidade, de acordo com informações do Financial Times, em 16 de fevereiro.
Conforme a publicação, o departamento de conformidade da empresa realizou o impedimento de sua equipe de investimentos relacionado a continuar mantendo um produto negociado em bolsa de criptomoedas num dos seus fundos OICVM irlandeses. A medida focou nas abordagens regulamentares que são divergentes na União Europeia.
No primeiro semestre do ano passado, a equipe de investimento por trás do fundo Gold & Silver de € 565 milhões, da Júpiter, que está situado na Irlanda, realizou a compra do ETP Ripple XRP da 21Shares. O produto teve um custo de US$ 2.571.504.
De acordo com a publicação, em sua justificação, a gestora de ativos afirmou que o fundo foi impedido de manter o investimento pois, atualmente, o regulador da Irlanda realiza a proibição da exposição à cripto em fundos OICVM.
A empresa destacou que a ação não apresentou uma intervenção regulatória ou impacto no fundo. “A negociação foi feita, captada pelo nosso processo regular de supervisão e depois cancelada”, afirmou um porta-voz da Júpiter.
Jupiter revela 3 novas criptomoedas que serão lançadas em 2024
O agregador de exchange descentralizada (DEX) Jupiter, operando na rede Solana, acena para o futuro com o anúncio de três promissores candidatos a tokens. Este movimento chega logo após o lançamento bem-sucedido de seu próprio token, JUP, que capturou a atenção da comunidade cripto na plataforma de lançamento LFG.
A decisão de Júpiter em compartilhar os próximos passos reflete a importância da participação comunitária na direção dos projetos. Através da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, o fundador sob pseudônimo Meow enfatizou a missão de LFG em ampliar o mercado, beneficiando tanto os projetos quanto os usuários a longo prazo.