Enquanto junho frequentemente marca um período de baixa para o Bitcoin, julho se apresenta como um mês de promissora recuperação. Análises retrospectivas até 2013 revelam que, exceto em junho, agosto e setembro, todos os demais meses registraram ganhos consistentes, tanto em médias quanto em medianas, nos últimos 12 anos.
Este ano, as estatísticas de junho mantêm a tradição de retrações, com uma queda acumulada de 5% até agora, a apenas uma semana do fim do mês. Desde 2013, o desempenho médio de junho para os traders de Bitcoin é uma perda de 0,19%, com uma mediana ainda mais desalentadora de -0,5%.
No entanto, ao virar o calendário para julho, os investidores têm razões para ser otimistas. Historicamente, julho tem sido um mês de ganhos, especialmente para aqueles que possuem posições longas no Bitcoin. Com quatro meses de ganhos e apenas dois de perdas registrados em 2024 até o momento, a tendência de julho pode ser uma virada bem-vinda.
No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 63.568,82 com queda de 1% nas últimas 24 horas.
Momentos decisivos para o domínio do Bitcoin no mercado
Além disso, a análise da Egrag Crypto aponta para momentos decisivos para o domínio do Bitcoin no mercado. Os níveis de dominância de 57,5% e 50% são cruciais. Romper a barreira de 57,5% pode iniciar uma corrida altista, levando investidores a fortalecer suas apostas no Bitcoin, em detrimento das altcoins. Este movimento pode reafirmar o status do Bitcoin como a principal reserva digital de valor, potencialmente elevando seu preço acima das outras criptomoedas.
#BTC Dominance – The White Channel 📈
🔥 #BTC Dominance is ranging within a Horizontal Red Channel and an Ascending White Channel.
📊 If it closes above 57.5, then #BTC will dominate and smash #Alts! However, the critical break-point is when #BTC Dominance closes below 50. This… pic.twitter.com/G1NZqtC0F2
— EGRAG CRYPTO (@egragcrypto) June 20, 2024
Por outro lado, um declínio abaixo de 50% no domínio do Bitcoin poderia acender as faíscas de uma revolução das altcoins. “Caso o Bitcoin rompa a parede de 57,5 e estabeleça domínio acima deste nível, isso poderá sinalizar uma “debandada de alta” em direção ao Bitcoin”, explica um analista da Egrag Crypto. No cenário oposto, “Uma queda no domínio do Bitcoin abaixo do nível crucial de 50 pode ser a faísca que desencadeia uma revolução altcoin.”