Uma nova análise de especialistas do JPMorgan sugere uma mudança de ventos para o Bitcoin. Segundo eles, a pressão negativa que vinha afetando o Bitcoin pode estar se atenuando, especialmente com a diminuição nas saídas do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC).
Historicamente, o GBTC da Grayscale tem sido um barômetro para o interesse institucional no Bitcoin. Recentemente, registrou saídas significativas de mais de 4,3 bilhões de dólares, um movimento interpretado como realização de lucros por parte dos investidores. Paralelamente, o preço do Bitcoin tem mostrado volatilidade, oscilando em torno de 39.800 dólares, com os investidores lutando para ultrapassar a barreira psicológica dos 40.000 dólares.
A equipe de analistas do JPMorgan, liderada por Nikolaos Panigirtzoglou, observou em sua nota de pesquisa que o nível de saídas do GBTC indica que a maioria das realizações de lucro esperadas já pode ter ocorrido. Esta observação é crucial, pois sugere que a pressão de venda que pesava sobre o Bitcoin, especialmente após a aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista, pode estar diminuindo.
The good news: GBTC outflows trending down. The bad news: so are the Nine’s. That leaves us with TOTAL ROLLING NET FLOWS of +$824m. Also $ARKB and $BITB crossing half a billion is remarkable. For any normal launch in first month that’s considered blockbuster-level success. https://t.co/jPtlxhMtwP
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) January 25, 2024
GBTC da Grayscale registra redução significativa em saídas
As saídas do GBTC, embora ainda substanciais, mostram uma tendência decrescente. Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg, destacou que as saídas atingiram 425 milhões de dólares em um único dia. Desse modo, marcando o menor nível desde o início das vendas. James Seyffart, da BlackRock, também notou uma diminuição nas entradas para outros ETFs de Bitcoin.
O JPMorgan enfatiza que, com mais de 4,3 bilhões de dólares em saídas até agora. No entanto, o GBTC superou as expectativas iniciais dos analistas, que previam cerca de 3 bilhões de dólares em saídas. Isso sugere que a fase crítica de saídas do GBTC pode estar chegando ao fim.
O preço do Bitcoin, que foi negociado a 39.878 dólares às 13h30 ET na quinta-feira, ainda não conseguiu se recuperar totalmente, mantendo-se abaixo do nível desejado de 40.000 dólares. Após uma queda para mínimos de 38.600 dólares na quarta-feira, o Bitcoin viu uma queda de quase 20% desde as máximas recentes de 49.000 dólares.
Esta análise do JPMorgan e a tendência atual do GBTC são indicativos cruciais para o futuro imediato do Bitcoin. Assim, sinalizando potencialmente uma estabilização no mercado após um período de intensa volatilidade e realização de lucros.