O banco JPMorgan Chase anunciou nesta segunda-feira que fez uma parceria com o grupo industrial alemão Siemens para desenvolver um sistema baseado em blockchain para pagamentos, de acordo com o Financial Times.
O sistema será utilizado para a transferência automática de dinheiro (em dólares americanos por enquanto, com euros a serem suportados no próximo ano) entre contas próprias da Siemens. O aplicativo será voltado para a automação das diversas ações necessárias no registro e apuração dos pagamentos, de acordo com o relatório.
A infraestrutura usada para a criação da plataforma de pagamentos da Siemens será a unidade de blockchain Onyx da JPMorgan. A gigante do setor bancário dos EUA tem uma carteira de clientes para o sistema Onyx, disse Naveen Mallela, chefe global de sistemas de moedas da Onyx.
A infraestrutura levará pagamentos programáveis além dos usos atuais, como débitos diretos e pedidos permanentes”, comentou Mallela
Mallela comentou ainda que o JPMorgan tem uma carteira de clientes a quem gostaria de oferecer o novo sistema, mas que a Siemens é seu primeiro cliente a receber o serviço.
O desenvolvimento da nova plataforma representa a atenção crescente entre as principais instituições do mundo para aproveitar a tecnologia blockchain para melhorar a eficiência e o custo de suas operações diárias. O HSBC e o Wells Fargo chegaram a afirmar na semana passada que concordaram em realizar suas transações de pagamentos diretamente pelo blockchain, mas ainda não houve avanços mais oficiais.
A Siemens disse que a automação aprimorada é fundamental para processar um número muito maior de pagamentos que espera devido à crescente popularidade dos modelos de pagamento, como pagamento por uso.
Se o negócio continuasse como está hoje, eu diria que estamos bem com a montagem da nossa tesouraria. Podemos automatizar um pouco e talvez reduzir os custos e a alocação de caixa”, disse Heiko Nix, chefe de gerenciamento de caixa e pagamentos da Siemens.