Johann Steynberg, um sul-africano conhecido por ser o responsável de dar o golpe multimilionário de esquema pirâmide na Mirror Trading International (MTI), foi preso no Brasil durante a véspera de ano novo.
Johann Steynberg ganhou fama por conseguir fraudar milhares de pessoas em todo o mundo depois de criar um esquema pirâmide ao prometer retornos de até 10%. De acordo com estimativas preliminares, mais de 29 mil Bitcoins foram roubados pela empresa.
Steynberg foi preso em Goiânia, capital de Goiás e, segundo nota oficial do governo goiano, a prisão foi feita em uma operação que contou com a união de forças especiais da polícia local, a Polícia Federal e a Interpol.
Aparentemente, a polícia brasileira recebeu a informação de que Johann Steynberg estava no país após escapar da África do Sul em 2020, depois do colapso da plataforma Mirror Trading International.
Nossos policiais começaram a fazer uma busca minuciosa do suspeito e após um intenso trabalho realizado por cerca de um mês, foi possível identificar e abordar o assunto. A Polícia Federal e a Interpol já sabiam da nossa investigação. Assim que fizemos a abordagem, o assunto foi apresentado à Superintendência da PF para o cumprimento do mandado de prisão internacional e ação penal por crime de falsificação”, comentou o comandante.
Contudo, quando os clientes passaram a relatar que a MTI havia bloqueado seus saldos, as autoridades iniciaram investigações após as reclamações. Johann Steynberg desapareceu pouco depois disso, gerando um alerta de segurança da Interpol.