Na Argentina um dos principais candidatos presidente do pais, Javier Milei, foi processado por anunciar a plataforma de investimento em criptomoeda CoinX. Javier Milei, enviou no ano passado uma postagem no Instagram para seus 1,3 milhão de seguidores promovendo a CoinX.
A CoinX é uma plataforma de investimento em criptomoedas que prometia grandes retornos aos usuários, mas interrompeu as atividades depois que a Comissão Nacional de Valores Mobiliários disse que não tinha permissão legal para operar no país.
Após o fechamento da plataforma de negociação, um grupo de investidores afetados pretendia iniciar uma batalha judicial com Milei. Segundo eles, sua interação com a plataforma resultou em perdas entre 30 milhões e 40 milhões de pesos cerca de US$ 300.000.
Javier Milei é a favor do Bitcoin e uma vez chamou o banco central de “uma farsa”, desde então se distanciou da plataforma, dizendo que não enganou ninguém e não foi pago para promover o CoinX.
A Argentina luta há décadas contra a alta inflação, o mercado de criptomoedas tem ajudado alguns moradores, mais especificamente a ter criptos como Bitcoin e principalmente stablecoin como Tether (USDT) para tentar escapar da alta inflação do pais.