A Jamaica irá lançar seu CBDC nos próximos dias e tomou a decisão de lançar US$ 16 (2.500 dólares jamaicanos) para os primeiros 100 cidadãos que configurarem suas carteiras para aceitar a moeda digital do Banco Central (CBDC) após 1º de abril.
O anúncio foi feito durante a apresentação de abertura do Debate Orçamentário 2022/23 na Câmara dos Deputados nesta semana, o Ministro da Fazenda e do Serviço Público, Dr. Nigel Clarke, afirmou que o principal objetivo da medida é incentivar os cidadãos a usar o CBDC como uma opção para realizar transações.
O Bank of Jamaica (BOJ) divulgou o planejamento de seu CBDC, intitulado como “Jamaica Digital Exchange (JAM-DEX)”, no último mês de fevereiro, com o slogan de “sem dinheiro, sem problemas!”. A iniciativa faz parte da transformação digital que o governo implementa na economia da Jamaica. De acordo com o Ministro das Finanças, qualquer indivíduo com uma conta bancária existente pode ser automaticamente elegível para uma carteira JAM-DEX.
O governo jamaicano planeja detalhar outros incentivos à utilização da nova CBDC, cujo lançamento está previsto para o início do próximo trimestre, de abril a junho. O governo e o banco central também pressionarão para que o BOJ seja o único emissor de JAM-DEX, bem como para que a CBDC seja reconhecida como moeda legal.
Clarke também comentou que, quanto mais comerciantes como lojas de esquina, vendedores e bares aceitarem JAM-DEX, mais difundido será seu uso. Além disso, o governo também está procurando incentivar as empresas a configurar suas carteiras eletrônicas e realizar pagamentos em JAM-DEX.
O motivo da adoção do CBDC pelo governo da Jamaica vai muito pelo levantamento feito pelo Jamaica Observer, que revelou que cerca de 17% da população do país não tem banco atualmente. Nos últimos tempos, E, para a Jamaica, o estudo aponta que um cidadão sem conta bancária provavelmente gastará consideravelmente mais do que aqueles que já possuem uma conta bancária. Um CBDC poderia ajudar esse grupo de ganhadores a ingressar no sistema bancário do país.