De acordo com a Câmara de Comércio do Irã, o Banco Central do Irã (CBI) concluiu os preparativos para lançar sua moeda digital em 22 de setembro. A moeda digital “Cripto-Rial” usará a tecnologia blockchain para converter notas de Rial iraniano em criptomoeda.
O Crypto Rial, de acordo com o CBI, ajudará a aumentar a inclusão financeira no país e servirá como uma ferramenta para ajudar a economia a competir com outras moedas estáveis em todo o mundo. O Crypto Rial foi criado para maximizar a segurança. No caso de um ataque de mau ator, os ativos armazenados em carteiras de smartphones podem ser monitorados.
O Irã permitiu que as empresas liquidassem pagamentos internacionais usando Bitcoin por meio da plataforma de criptografia do Banco Central no início de 2022. Em 9 de agosto, o Irã confirmou sua posição no Bitcoin ao concluir sua primeira transação comercial no exterior de US$ 10 milhões em mercadorias de importação usando criptomoeda.
Em 29 de agosto, o Ministro da Indústria, Minas e Comércio Reza Fatemi Amin declarou que as empresas locais estão legalmente autorizadas a realizar transações comerciais de importação usando criptomoedas.