A reunião do FED está programada para hoje as 18:00 UTC – quarta-feira 15:00, Brasilia Time (BRT) horário local. Os Investidores aguardam a expectativa do próximo movimento do Federal Reserve.
Espera-se que o Federal Reserve aumente a taxa de juros em 25 pontos-base para domar a inflação crescente nos EUA. A queda do mercado de ações e criptomoedas está sendo atribuída principalmente ao plano do Federal Reserve dos EUA de aumentar as taxas de juros e a atual guerra da Rússia e Ucrânia.
Vale lembrar também que as criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, Solana, Cardano e Terra caíram acentuadamente, depois que o Federal Reserve dos EUA divulgou atas de sua reunião de dezembro, na qual o banco central sinalizou que poderia começar a aumentar as taxas de juros para combater a inflação.
A reunião do FOMC de janeiro deixou os mercados em alta volatilidade, possivelmente porque o presidente Powell indicou que o Fed pode aumentar até 0,25% nas taxas de juros. Em 2 de março, o presidente Powell disse ao Congresso que estava “inclinado a propor e apoiar um aumento da taxa de 25 pontos básicos”. 25 pontos base equivalem a 0,25%. A invasão russa da Ucrânia acrescentou mais incerteza para os mercados.
O Fed manteve a consistência em sua visão geral de que a inflação atingirá o pico este ano e cairá naturalmente. Embora Powell tenha abandonado o termo “transitório” para descrever a inflação, o Fed ainda acredita que a inflação é de fato um fenômeno passageiro, como Powell observou no início deste mês.
Hoje serão divulgadas as previsões do FOMC para o produto interno bruto deste ano. Se o Fed reduzir significativamente suas expectativas de crescimento, isso poderá derrubar os mercados globais e exacerbar os temores de recessão (recessões são quando o PIB fica negativo por dois trimestres consecutivos). Em dezembro, previa um crescimento de 4%.