- TON enfrenta interrupção após sobrecarga.
- Airdrop de memecoin DOGS aumenta volume de transações.
- Comunidade do Telegram se mobiliza após prisão de Durov.
Recentemente, a rede Open Network (TON), vinculada ao aplicativo de mensagens Telegram, enfrentou um sério contratempo técnico.
De acordo com informações apuradas via análise on-chain, o blockchain TON permaneceu inativo durante seis horas contínuas, período em que não foram registradas transações. Esse incidente gerou repercussões imediatas, incluindo a suspensão temporária de atividades de depósitos e retiradas pela Binance e pela Bybit, duas das principais plataformas de negociação de criptomoedas.
A interrupção foi oficialmente confirmada por um comunicado da TON em sua página no X, detalhando que o “problema decorre de uma carga anormal na rede, resultando em falhas de diversos validadores para depurar o banco de dados de transações antigas, ocasionando a perda de consenso.”
Um dos desdobramentos mais significativos desse evento foi observado no grupo TON Status, no Telegram, onde foi relatada a necessidade de reinicialização quase simultânea dos nós dos validadores, utilizando parâmetros específicos para restabelecer a funcionalidade normal da rede. A mensagem alertava: “Até agora, não há validadores suficientes que reiniciaram seus nós com os sinalizadores corretos. Se você ainda não reiniciou seus nós com novos sinalizadores, faça isso o mais rápido possível.”
TON Blockchain is currently experiencing a disruption in block production.
The issue is occurring due to the abnormal load currently on TON. Several validators are unable to clean the database of old transactions, which has led to losing the consensus.TON Core has issued a call…
— TON 💎 (@ton_blockchain) August 28, 2024
Paralelamente, o evento coincidiu com a detenção do fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, na França, um fato que intensificou as tensões dentro das comunidades de TON e Telegram. Uma mobilização significativa foi vista no Telegram, onde um miniaplicativo foi criado para coletar assinaturas numa carta aberta que pedia a liberação de Durov, reunindo quase 1,7 milhão de assinaturas em poucos dias.