O mês de maio trouxe um marco histórico para o termo “onchain”, que atingiu o pico máximo de interesse de acordo com o Google Trends. Essa escalada reflete um crescente fascínio e envolvimento com as tecnologias blockchain e as criptomoedas.
Durante os últimos cinco anos, a curiosidade pelo termo “onchain” variou, permanecendo majoritariamente abaixo dos 25 pontos em uma escala que vai até 100. Houve um leve aumento em março, alcançando cerca de 30 pontos, mas foi entre os dias 26 de maio e 1º de junho que o interesse disparou para 100, estabelecendo um novo recorde para o termo no Google.
Este aumento significativo pode ser atribuído a diversos desenvolvimentos importantes no setor. No final de abril, o fundo USD Institutional Digital Liquidity da BlackRock (NYSE: BLK) tornou-se o maior tesouro tokenizado em blockchain. Com ativos sob gestão alcançando a marca de US$ 459,9 milhões, o fundo superou os US$ 357,7 milhões da Franklin Templeton, marcando um passo significativo na fusão entre finanças tradicionais e tecnologia blockchain, promovendo maior transparência e liquidez.
Once tech jargon, 'on-chain' is now widely known. The next step is to record everything on-chain. The learning phase is over. A new era is coming. pic.twitter.com/LhXQ7ncqwl
— Ki Young Ju (@ki_young_ju) June 3, 2024
Além disso, em maio, a Starknet, uma blockchain de camada 2 do Ethereum (ETH), em parceria com a empresa de inteligência artificial Giza, revelou planos de incorporar agentes de IA na sua rede. Estes agentes irão executar tarefas on-chain de maneira autônoma, incluindo a otimização de rendimento e a realocação de portfólios, o que promete trazer novos níveis de eficiência e automação para as operações em blockchain.
Outro evento que contribuiu para o aumento do interesse foi o lançamento do protocolo Ordinals e a consequente popularização dos NFTs baseados em Bitcoin. Um exemplo notável é a coleção OnChain Monkey NFT, uma série de 10.000 imagens de perfil NFT do Ethereum que, em 2021, utilizou ordinais para registrar todas as suas obras de arte na blockchain do Bitcoin.
O interesse crescente também está ligado à utilidade das métricas onchain, cada vez mais vistas como ferramentas essenciais para analisar e prever movimentos futuros do Bitcoin (BTC).