Em um anúncio hoje a fabricante americana de chips Intel revelou alguns detalhes interessantes sobre seu novo circuito integrado de aplicação específica (ASIC) chamado Blockscale.
O chip de mineração Bitcoin de segunda geração é capaz de oferecer uma impressionante taxa de hash de 580 GH/s, mantendo a eficiência de energia em 26 J/TH. O chip possui recursos de detecção de tensão e temperatura.
O produto permite que a Intel se torne um concorrente temível na indústria de mineração de Bitcoin, representando uma ameaça ao domínio da Bitmain e da MicroBT, as duas empresas chinesas que gozam de hegemonia no setor. Blockscale supera praticamente todos os outros produtos oferecidos por fabricantes concorrentes de ASIC em termos de eficiência.
A nova plataforma pode ajudar a amenizar as críticas em torno do consumo exorbitante de energia do Bitcoin, tornando a mineração mais sustentável. Em um comunicado, Jose Rios, da Intel, afirma que a introdução do Blockscale ajudará a aumentar a sustentabilidade do ecossistema de mineração Bitcoin. O produto poderá oferecer alta produtividade sem comprometer a eficiência energética, de acordo com o anúncio da empresa.