A Intel, gigante do setor de tecnologia, lançou a segunda geração de seus chips para mineração bitcoin da linha “Bonanza Mine”, além de dar maiores detalhes do novo dispositivo de 3.600 watts de alto desempenho com o objetivo final de melhorar a eficiência da mineração BTC.
A empresa revelou a configuração usada para desenvolver os chips de mineração BTC da segunda geração durante a International Solid-State Circuits Conference (ISSCC) 2022, conferência dedicada à indústria de fabricação de eletrônicos e chips e, segundo a empresa, o Bonanza Mine (BMZ2) é um ASIC de mineração Bitcoin de baixa voltagem com eficiência energética que pode fornecer 40 terahashes por segundo (TH/s).
Esse é um projeto que a Intel desenvolve desde 2018, quando conseguiu a patente relacionada à “mineração de Bitcoin de alto desempenho”, que visa reduzir o consumo geral de energia em aproximadamente 15%. Na época, a Intel mostrava confiança em competir contra players estabelecidos no setor, como a Bitmain, MicroBT e Nvidia.
A Intel fez um trabalho de design em torno de ASICs otimizados para SHA 256 por vários anos, começando com o trabalho de descoberta de caminhos feito nos Intel Labs”, apontou a empresa.
É esperado que os chips BMZ2 sigam uma arquitetura semelhante ao chip de mineração de primeira geração, o BMZ1, em que mais de 300 chips, alimentados por um minerador de 3.600W, trabalham juntos para fornecer até 40 TH/s em um ambiente balanceado.
O minerador BTC de próxima geração da Intel será capaz de fornecer um desempenho equilibrado de 40,4 TH/s consumindo 2.293 W de energia, abaixo do consumo de energia registrado de 56,97 joules por terahash (J/TH). Se comparado ao hardware da Bitmain, o minerador Antminer S19j ASIC Bitcoin consome 3.100W para fornecer até 90 TH/s à temperatura ambiente, resultando em uma eficiência de 34,5 J/TH.
Além disso, o hardware também terá a opção de operar em modos de alto desempenho e economia de energia para otimizar a relação custo de energia em vários graus de eficiência de mineração.
Mesmo com os novos detalhes, a Intel, porém, ainda não anunciou uma data para o lançamento oficial, juntamente com os requisitos técnicos da configuração de mineração de segunda geração.