O Instagram, a maior plataforma de rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários facilitou a integração com os NFT.
Agora, artistas já consagrados na Web 3.0 como Micah Johnson, Drifter Shoots e Refik Anadol estão aproveitando para vender suas obras e preenchendo a lacuna entre as plataformas Web2 e a tecnologia Web3.
No início do ano passado, sua empresa-mãe Meta anunciou sua intenção em integrar os NFT na plataforma, assim, começou a testar o compartilhamento de token não fungível (NFT), permitindo que usuários selecionados se conectassem a suas carteiras digitais e exibissem NFTs que eles criaram ou compraram.
O recurso ganhou força à medida que os criadores e colecionadores de NFT viram oportunidades futuras de apresentar seus ativos digitais a um público mais amplo. Alguns até sugeriram que o suporte planejado do Instagram poderia ajudar os NFTs a finalmente alcançar a adoção mainstream por causa de seu alcance expansivo.
Incentivado pelo feedback positivo e ansioso para abraçar a economia do criador, o Instagram começou lentamente a expandir seu recurso Digital Collectibles, permitindo que artistas digitais selecionados começassem a cunhar e vender NFTs diretamente na plataforma.
O impacto do NFT no Instagram
A adição da negociação NFT para uma plataforma como o Instagram faz sentido, considerando seu enorme público global. O recurso expõe os usuários aos conceitos do Web3, muitos pela primeira vez, de uma forma que não adiciona atrito ao modelo de negócios principal do Instagram.
Os usuários do Instagram também pagam por NFTs em moeda fiduciária, eliminando uma rampa desafiadora para os recém-chegados da Web3.
Mas atrair um público nativo da Web3 apresenta mais desafios – colecionadores experientes de NFT estariam interessados em comprar ativos vendidos em uma plataforma Web2 altamente centralizada? Além disso, as compras no aplicativo do Instagram estão sujeitas a taxas altas entre 15% e 30% da Apple e do Google, resultando em um lucro menor para os vendedores.
Apesar disso, as primeiras vendas de NFT na plataforma foram um sucesso, com as coleções esgotando rapidamente. A estratégia do Instagram de recrutar artistas NFT conhecidos para divulgar o novo recurso funcionou duas vezes – atraiu os colecionadores de NFT e ajudou a preencher a lacuna entre os usuários da Web2 e da Web3.
.@AkuDreams NFTs esgotados em 11 segundos em @instagram Alimentado por @0xPolygon
!! !! https://t.co/rnWsc2M3wo
— Sandeep | Polygon 💜 Top 3 by impact (@sandeepnailwal) January 9, 2023