A Injective, uma blockchain baseada em Cosmos, e a Eclipse, uma empresa de desenvolvimento, anunciaram o lançamento do Cascade, um ambiente que permite que os aplicativos Solana sejam portados para a rede de Camada 2 da Injective e, assim, acessem um ecossistema cripto mais amplo.
Com o Cascade, os aplicativos Solana escritos em Rust, uma linguagem de programação pouco usada por muitos blockchains, podem ser implantados na rede de Camada 2 da Injective. Uma vez lá, outros blockchains no ecossistema Cosmos poderão interagir com o aplicativo, permitindo que muito mais aplicativos e blockchains usem o mesmo código e acessem um público cripto muito mais amplo.
A tecnologia por trás do Cascade é compatível com Rust porque foi projetada para funcionar com a SeaLevel Virtual Machine (SVM), um ambiente de computação que permite aos desenvolvedores implantar aplicativos Solana baseados em Rust em outros blockchains. Isso permite que os contratos inteligentes da Solana sejam executados nativamente no Injective, apesar de suas diferentes arquiteturas técnicas.
Além disso, a Cascade contará com rollups otimistas, uma técnica de dimensionamento normalmente usada por redes blockchain para agregar várias transações em uma única transação, reduzindo o número de transações que precisam ser processadas na cadeia, para garantir a interoperabilidade entre as diferentes arquiteturas técnicas.
Para permitir que os desenvolvedores Solana selecionados escrevam e implantem seus aplicativos no ecossistema Cosmos por meio do Eclipse, a Injective e a Eclipse iniciaram uma rede de teste privada. Além disso, a Eclipse Labs também revelou recentemente planos para implantar um blockchain baseado em rollup semelhante chamado Polygon SVM, permitindo que os desenvolvedores Solana implementem no Polygon, uma popular sidechain da Ethereum.
O Nitro, outro projeto de blockchain, também está desenvolvendo uma rede para implantar e executar aplicativos Solana no Sei, um blockchain que será lançado em breve no Cosmos. Com todas essas iniciativas, o ecossistema cripto tem a oportunidade de se expandir ainda mais e permitir que aplicativos e blockchains usem o mesmo código em diferentes redes, aumentando a interoperabilidade e a acessibilidade.