Se você é um aficionado por criptomoedas, certamente já ouviu falar da Infura. Esta renomada provedora de serviços de infraestrutura blockchain, sob a chancela da Consensys, tem novidades à vista. Para quem acompanha o mundo cripto, a descentralização tem sido uma palavra-chave. E é exatamente neste ponto que a Infura está investindo seus esforços.
No epicentro dessa transformação está o desejo da empresa de lançar uma versão descentralizada do seu serviço. Mas não é qualquer descentralização. Esta é pensada meticulosamente para ser operada por várias entidades, o que a tornaria mais robusta e resistente a possíveis interrupções. Quem nunca enfrentou um downtime e desejou uma solução mais estável?
A Infura, em seu comunicado, informou que essa grande mudança não será abrupta, mas sim em etapas. E aqui entra um ponto que tem gerado curiosidade: como será a governança dessa nova Infura? Se você pensou em DAO ou em alguma fundação, saiba que essas opções estão na mesa, mas ainda não foram cravadas.
Chamando todos os provedores de infraestrutura Web3 que desejam fazer parte da construção de uma nova rede de infraestrutura descentralizada. Juntos, descobriremos como o poder da comunidade pode promover um ecossistema dinâmico de infraestrutura descentralizada, onde diversos provedores de Web3 se reúnem e trabalham para permitir experiências de usuário perfeitas. Nós da Infura estamos entusiasmados por iniciar a próxima fase da nossa visão rumo à descentralização progressiva e por você se juntar a nós nesta jornada histórica.
Dada sua relevância no mercado, a Infura se consolida como uma plataforma de infraestrutura-as-a-service essencial no universo blockchain. Carteiras web3 como MetaMask, por exemplo, utilizam seus serviços para um acesso mais fluido a diversos blockchains.
A promessa é que, mesmo com a descentralização, a eficiência se mantenha. E mais! Que ela traga uma segurança adicional ao mitigar o risco de haver um único ponto vulnerável. Já pensou? A Infura garantindo alto rendimento em APIs de blockchain com ainda mais segurança e estabilidade.
Tom Hay, uma figura proeminente da empresa e líder de produto de infraestrutura descentralizada, comentou sobre os próximos passos. Segundo ele, antes do total desenrolar da descentralização, haverá uma “fase federada”. Esta etapa, prevista para 2023, trará um grupo selecionado de parceiros e servirá como uma preparação para as fases subsequentes.
O futuro parece promissor para a Infura e, por extensão, para todo o mundo das criptos. A medida em que a descentralização ganha força, novas possibilidades se abrem e o cenário blockchain se torna cada vez mais dinâmico e resiliente.