- Inflação anual nos EUA desacelera em agosto.
- IPC sobe 0,2% mensal, em linha com projeções.
- Expectativas de cortes nas taxas pelo Fed aumentam.
Um estudo recente do Bureau of Labor Statistics revelou uma queda notável na inflação dos Estados Unidos em agosto, comparado ao ano anterior. Segundo os dados, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve um aumento de apenas 2,5% em agosto deste ano em relação ao mesmo período no ano passado, uma desaceleração significativa em relação ao aumento de 2,9% registrado em julho.
Os dados do IPC mostraram também um aumento de 0,2% em relação a julho deste ano, uma estabilidade que se alinha às expectativas dos economistas, refletindo uma continuidade na tendência de aumento mensal.
Além do índice geral, os dados “core”, que excluem itens voláteis como alimentos e gás, também apresentaram variações. Em agosto, houve um aumento de 0,3% em relação ao mês anterior e de 3,2% em comparação com o ano anterior, indicando uma leve aceleração em relação ao aumento de 0,2% mês a mês registrado em julho.
Estes resultados sugerem uma possível estabilização nos preços, alimentando expectativas de que o Federal Reserve possa considerar cortes nas taxas de juros já no próximo mês, uma decisão que está sendo aguardada por investidores e analistas do mercado financeiro e de criptomoedas.
Os contratos futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100, predominantemente tecnológicos, tiveram uma redução de aproximadamente 0,3%, após um dia de ganhos para ambos os índices. Já os futuros do Dow Jones Industrial Average diminuíram cerca de 0,4%, apontando para possíveis perdas continuadas no segundo dia para o índice de grandes empresas.
No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 56.570,12 com queda de 2% nas últimas 24 horas.