Embora a batalha legal entre Ripple e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA não tenha sido ouvida ontem, Ripple, XRP e toda a indústria de criptomoedas obtiveram uma importante vitória parcial em sua luta contra a regulamentação exagerada da SEC, graças ao advogado John E. Deaton.
Na audiência de apelação de ontem , a SEC buscou uma confirmação do juiz do tribunal distrital de New Hampshire, emitindo uma liminar ampla e vaga contra a venda do token LBRY, na qual o próprio token se torna um valor mobiliário, colocando as vendas no mercado secundário sob a jurisdição da SEC.
Isso pode ser desastroso não apenas para as vendas de XRP no mercado secundário, mas também para todas as criptomoedas, exceto o Bitcoin, que já foi declarado não seguro pela SEC. Em um vídeo recente para a Crypto Law TV, Deaton – que também representa 75.000 detentores de XRP no caso SEC vs. Ripple – cobriu o que aconteceu no tribunal.
“Todos nós sabemos que a SEC gosta de ter o máximo de recursos de aplicação da lei disponíveis. Por isso nos envolvemos”, disse, relatando ainda que o juiz fez uma grande coisa. “ Ele basicamente olhou para a SEC e disse, você concorda com ele […] Todo mundo estava imaginando isso … Você concorda com Deaton?”
Isso mostrou que o juiz estava disposto a colocar sua decisão de 07 de novembro de 2022 na perspectiva adequada. Naquela época, ele concedeu julgamento sumário em favor da Securities and Exchange Commission dos EUA e classificou todas as vendas do token LBC durante um período de seis anos como um contrato de investimento sem detalhar a natureza das transações.
Isso abriu uma porta para a SEC se aproximar de seu objetivo de obter legitimidade por meio de decisão para obter também a legitimidade da supervisão regulatória do mercado secundário. Ontem, porém, o juiz deixou claro que a decisão estava sendo mal interpretada pela SEC.
O juiz disse que a SEC precisa se comprometer com algo e descreveu dois exemplos. O juiz explicou um exemplo em que a LBRY vendeu seu token LBC para um clube de investimento que o manteve em armazenamento refrigerado – uma venda direta. O juiz disse que considera isso uma oferta de um título não registrado e a SEC concordou.
O segundo exemplo que ele deu foi do mercado secundário. Deaton relatou:
E então o juiz disse, mas se a Flipside vender para outra pessoa no mercado secundário, independente da LBRY, você deve concordar que meu pedido não se aplica a este cenário. E essa é a vitória que obtivemos. A SEC teve que conceder isso oficialmente, em tempo real.
Notavelmente, o juiz voltou-se para Deaton depois e disse-lhe: “ amicus, vou deixar claro que meu pedido não se aplica às vendas no mercado secundário”.
Vitória importante para Ripple e XRP
O juiz se comprometeu a deixar claro no recurso final que não está julgando o mercado secundário. A SEC admitiu abertamente em tribunal que não considera as vendas secundárias como valores mobiliários. Esta é uma grande vitória parcial para toda a indústria de criptomoedas, mas também para a Ripple, como Deaton comentou ainda:
Esta audiência de hoje, se você acha que vamos receber regulamentos do congresso em breve, então a decisão é irrelevante porque o congresso nos dará clareza. Se a gente não vai ter clareza do congresso, não vai ter alguma regulamentação que diga alguma coisa que defina um título, […] então essa audiência foi importantíssima.