Indonésia impôs um imposto de 0,1% de IVA e ganhos de capital Sobre transações e investimentos em criptomoedas, Os impostos entrarão em vigor em 1º de maio. A comunidade recentemente reagiu negativamente aos impostos sobre criptomoedas.
De acordo com um relatório da Reuters, a Indonésia começará a coletar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e um imposto de renda sobre ganhos de capital em transações e investimentos baseados em criptoativos em 1º de maio. Em ambas as circunstâncias, o imposto é fixado em 0,1%. Desde o início do surto de Covid-19 , a Indonésia viu um tremendo aumento no uso de criptomoedas, e é por isso que um imposto não é surpreendente . Hestu Yoga Saksama, um fiscal indonésio, disse em uma conferência de imprensa,
“Os ativos de criptomoeda estarão sujeitos ao IVA porque são uma mercadoria conforme definido pelo Ministério do Comércio. Eles não são uma moeda, então vamos impor imposto de renda e IVA.”
Embora o imposto de 0,1 IVA sobre ativos criptográficos seja substancialmente menor que o IVA de 11% do país sobre outros produtos e serviços. Além disso, o fato de que esses impostos serão impostos sobre o valor total da transação é outra razão pela qual as transações de criptomoedas têm apenas um imposto de renda de 0,1% sobre ganhos de capital. Dado que a Indonésia executou transações de criptomoedas no valor de aproximadamente US$ 5,8 bilhões (83,8 trilhões de rupias indonésias) somente em fevereiro, mesmo um imposto de 0,1% renderia ao governo US$ 5,8 milhões, ou cerca de 83,3 bilhões de rupias indonésias. Além disso, esta ainda é uma excelente notícia, pois indica a crescente adoção da criptomoeda pelo país.
A partir de 1º de maio, a Indonésia imporá um IVA de criptomoeda de 0,1% e imposto sobre ganhos de capital.
A partir de 1º de maio, a Indonésia imporá um IVA de criptomoeda de 0,1% e imposto sobre ganhos de capital.
Isso ocorre porque a Liderança Central Tajdid (PP) Muhammadiyah, juntamente com a Assembleia de Tarjih, emitiu uma fatwa contra a criptomoeda há apenas dois meses, de acordo com o FXEmpire. A fatwa declarou que o Bitcoin e outras criptos são “haram”, citando a volatilidade dos ativos criptográficos como a causa.Embora as criptomoedas não sejam atualmente reconhecidas como meio de pagamento, é um avanço significativo para o país.