O secretário de finanças do governo indiano, T. V. Somanathan, está contrariando a narrativa de que as criptomoedas serão amplamente aceitas no país e descartou a possibilidade de usá-las como moeda legal na Índia.
De acordo com uma publicação no Twitter desta quarta-feira (02) do Asian News International, Somanathan afirmou que uma rúpia digital apoiada pelo Reserve Bank of India (RBI), será aceita como moeda legal, mas as principais criptomoedas não têm chance de ter essa sorte. O secretário de finanças acrescentou que, como os ativos digitais, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) não terão autorização do governo, e provavelmente permanecerão como ativos cujo valor “será determinado entre duas pessoas”.
Rúpia digital emitida pelo RBI será uma moeda legal. O resto não tem moeda legal, não vai, nunca vai virar moeda legal. Bitcoin, Ethereum ou NFT nunca se tornarão moeda legal. Você pode comprar ouro, diamante, criptomoeda, mas isso não terá o valor autorizado pelo governo”, tachou Somanathan.
Digital currency will be backed by RBI which will never be default. Money will be of RBI but the nature will be digital. Digital rupee issued by RBI will be a legal tender. Rest all aren't legal tender,will not,will never become legal tender:Finance Secy TV Somanathan
(File pic) pic.twitter.com/Cko0e4753X
— ANI (@ANI) February 2, 2022
O secretário de finanças disse que as pessoas que investem em criptomoedas privadas deverão entender que não tem autorização do governo e que não há garantia de que seu investimento será bem-sucedido, e assim pode sofrer perdas e o governo indiano não será de nenhuma forma responsável.
O comentário do secretário vem logo após o anúncio do Ministro das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, na última terça-feira (01), quando ele disse que o país planejava lançar uma moeda digital do banco central (CBDC) até 2023, afirmando que poderia fornecer um “grande impulso” à economia digital. Ele propôs também que as transações sobre os ativos digitais fossem tributados à alíquota de 30%.
Vale lembrar que os legisladores indianos já haviam lançado um projeto de lei que poderia proibir o uso de criptomoedas privadas no país. Porém, um boletim da última terça-feira da câmara baixa do Parlamento da Índia mostrou que a legislação não estava sendo considerada durante a sessão orçamentária até, pelo menos, maio. Em vez disso, o governo anunciou um evento de treinamento para legisladores sobre criptomoedas e seus efeitos na economia.