As exchanges de criptomoedas Huobi e KuCoin estão fornecendo serviços aos usuários de bancos russos sancionados, apesar das sanções internacionais. De acordo com um relatório da Inca Digital, os clientes de bancos sancionados podem usar cartões de débito emitidos por bancos para realizar transações em qualquer uma das plataformas de negociação de criptomoedas peer-to-peer de qualquer exchange.
Embora Huobi e KuCoin não aceitem fundos diretamente de nenhum banco sancionado, a atividade é vista como uma violação direta das sanções internacionais, apesar de uma aparente “brecha”.
Além disso, o relatório identificou deficiências nas políticas da Binance, já que a bolsa supostamente fornece aos usuários russos “vários métodos” para comprar criptomoedas em sua bolsa e no mercado ponto a ponto. A Binance negou essas alegações e afirmou que impõe totalmente os regulamentos KYC, filtrando a comunicação entre os usuários para impor sanções.
Outras exchanges, como Blockchain.com, Crypto.com e LocalBitcoins, já bloquearam usuários russos em outubro de 2022, enquanto a Coinbase bloqueou usuários russos antes de março de 2022, e a Binance adicionou restrições em abril de 2022.
De acordo com o relatório, a exchange ByBit, sediada em Cingapura, permite que os usuários russos convertam rublos em criptomoedas usando seu mercado peer-to-peer e depósito fiduciário. Os usuários russos também têm a opção de comprar criptomoedas na bolsa, depositando moeda fiduciária por meio de uma carteira digital online ou cartão de banco local, incluindo “qualquer cartão emitido pela Rússia”.