Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), acredita que as criptomoedas terão mais adoção à medida que as moedas fiduciárias governamental de vários países começam a perder valor.
Hoskinson fez essa previsão com base na recente vitória de Lula da Silva como novo presidente do Brasil. Lula atuou anteriormente como presidente do Brasil, mas foi preso em 2017 por acusações de corrupção. Uma decisão do Supremo Tribunal acabou por libertá-lo, onde o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou em 8 de março de 2022 todas as condenações impostas pela Justiça Federal do Paraná ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.
Segundo Hoskinson, os países sul-americanos estão passando por uma onda de esquerda, que ele acredita que impactará a região na próxima década.
No Tweet Charles Hoskinson disse, “Lula parece que é presidente do Brasil novamente. De uma cela de prisão a presidente, é uma recuperação impressionante. Toda a América do Sul teve recentemente uma onda de esquerda. Será interessante ver o que acontece com o continente na próxima década”.
Lula looks like he’s president of Brazil again. From a jail cell to president, that’s a pretty impressive rebound. All of South America has recently had a left wing wave. It will be interesting to see what happens to the continent over the next decade
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) October 31, 2022
No Brasil, as autoridades notaram recentemente que mais de 1 milhão de brasileiros compraram criptomoedas em exchanges locais em julho. Não há dados sobre quem comprou em bolsas estrangeiras, pois apenas as plataformas locais são obrigadas a relatar as transações dos usuários.
Com tudo, o Brasil é apenas um dos países da América do Sul onde a adoção de criptomoedas está aumentando. Parece haver um padrão de maior adoção de criptomoedas em economias em dificuldades que enfrentam uma moeda nacional em queda.
Mesmo com o mercado de criptomoedas em queda, os brasileiros não estão intimidados. Ainda assim, investidores nacionais negociaram mais de 36.591,81 bitcoins no mês de setembro, segundo dados do CoinTradeMonitor. O valor é equivalente a mais de R$ 3.793 bilhões