Uma grande controvérsia surgiu na comunidade Cardano hoje, provocada diretamente pelo fundador do projeto, Charles Hoskinson. O motivo foi que o empresário cripto e desenvolvedor de blockchain atualizou sua foto de perfil no Twitter com uma cópia de um Cardano NFT mostrando um esboço de si mesmo.
Eu gostei da foto, então a usei como minha foto de perfil. O artista e proprietário do NFT não se importa porque aumentou o valor de seu trabalho e produto tendo a associação histórica comigo. Eu recebo um PFP legal por um tempo. Chama-se economia. Muito legal não é?
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) January 3, 2023
Curiosamente, o NFT que Hoskinson colocou como foto de perfil no dia anterior foi comprado por 10.000 ADA, o equivalente a US$ 2.700.
Comprar ou não comprar o NFT?
Muitas pessoas não gostaram desse tipo de atitude em relação à arte digital e aos direitos intelectuais que a propriedade do NFT deveria consagrar. Assim, o CEO do grande mercado Cardano NFT JPGstore, Blakelock Brown, disse que Hoskinson deveria ter comprado um NFT real e, assim, dar o exemplo, além de apoiar a indústria de NFT.
Comprar um NFT? Eu não estou comprando o IP nem estou assinando um contrato que me dá o uso livre de royalties para exibição. Não acho que Blake esteja entendendo meu ponto mais amplo sobre as relações contratuais e os direitos do comprador. Um NFT NÃO é a imagem mais do que uma litografia é uma pintura.
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) January 4, 2023
Ao mesmo tempo, Brown observou que o fundador da Cardano ainda está fazendo o suficiente para apoiar esse segmento emergente do mercado de criptomoedas. Hoskinson, por outro lado, respondeu a Brown dizendo que, para ele, NFT nada mais era do que uma litografia de uma pintura original.