A promoção do Yuan digital e dólares de Hong Kong para uso internacional são tratados como prioridade, conforme informou recentemente o secretário financeiro de Hong Kong, Paul Chan. Além disso, a entidade financeira reservou US$ 7,2 milhões para web3.
Em um discurso orçamentário para 2023–2024, o secretário destacou que Hong Kong seguirá com o fortalecimento de sua posição como um centro financeiro. Chan ressaltou o desenvolvimento da fintech em seu comunicado.
“Continuaremos avançando no teste de aplicativos e no trabalho preparatório de vários projetos de infraestrutura fintech, incluindo o “Cyber Hong Kong Dollar” e o “Digital Renminbi” para projetos de pagamento transfronteiriços”.
O secretário ainda lembrou que Hong Kong é um importante centro de títulos na Ásia e tem sido o maior centro de emissão de títulos internacionais na Ásia por seis anos consecutivos, bem como, um centro de emissão de títulos offshore em RMB. Chan afirmou que o governo vai melhorar a estrutura para dar um maior suporte a esta área.
“O governo continuará otimizando a infraestrutura, implementando medidas de incentivo e trabalhando com reguladores para promover as vantagens do mercado de capitais de Hong Kong para emissores de títulos e investidores nacionais e estrangeiros”.
Além disso, a autoridade financeira também ressaltou a emissão do primeiro título verde tokenizado de um ano na semana passada, usando a tecnologia de tokenização para executar o processo de emissão de títulos relevante, incluindo pagamento de juros, negociação secundária e resgate no vencimento.
“Esta emissão piloto visa investidores institucionais e explora como os atuais regulamentos e infraestrutura financeira de Hong Kong são compatíveis com a emissão de tokens. Resumiremos a experiência, examinaremos o potencial de desenvolvimento e as perspectivas da emissão de títulos tokenizados em Hong Kong, estudaremos medidas políticas e promoveremos a aplicação mais ampla da tecnologia de tokenização no mercado de capitais de Hong Kong”.
O governo de Hong Kong anunciou, em 16 de fevereiro, o recente lançamento histórico do título verde tokenizado no valor de aproximadamente HK$ 800 milhões, como parte do Programa de Títulos Verdes do Governo (GGBP), conforme informou em um comunicado oficial. Segundo destacou o texto, este é o primeiro título verde tokenizado emitido por um governo globalmente e foi lançado através de uma rede blockchain privada.