Hong Kong está avançando no desenvolvimento de stablecoins. No momento, de acordo com informações do legislador, Duncan Chiu, em 19 de setembro, Hong Kong está fazendo sua segunda rodada de consultas para as diretrizes que visam a emissão de stablecoins.
Durante um fórum em Xangai, o legislador afirmou que acredita que Hong Kong irá divulgar suas diretrizes regulatórias para emissores em meados de 2024, conforme informações da mídia local.
A declaração de Chiu acontece diante do cenário atual na região que tem planos para se transformar em um centro Web3. Em julho, o governo de Hong Kong anunciou a criação de uma força-tarefa web3 que visa fornecer as recomendações necessárias sobre o desenvolvimento do setor cripto na região.
Vale lembrar que o governo de Hong Kong foi incentivado a emitir sua própria stablecoin, HKDG, em uma nova proposta política. A nova stablecoin iria competir com USDT e USDC.
A emissão de uma stablecoin atrelada ao dólar local pode auxiliar na solidificação da liderança de Hong Kong no setor de blockchain, podendo também ajudar a impulsionar o progresso do dólar digital de Hong Kong.
Sobre esse último ponto, com este impulso, Hong Kong poderia experimentar um aumento da eficiência das transações, redução dos custos das transações, bem como, melhora dos sistemas de pagamento utilizados no momento.