Em um desenvolvimento significativo, Hong Kong tem planos para realizar isenções fiscais para as criptomoedas, além de conceder mais licenças para as exchanges operarem na região, conforme informações reveladas por um alto executivo financeiro de Hong Kong. Segundo ele, o governo tem planos para estender as atuais concessões fiscais para fundos privados e family offices visando a cobertura dos investimentos em criptomoedas.
O Secretário de Serviços Financeiros e do Tesouro de Hong Kong, Christopher Hui, revelou que o plano do governo é estender as concessões fiscais para investimentos específicos, incluindo os de criptomoedas, até o fim de 2024. A declaração de Hui aconteceu durante um discurso hoje, 28 de outubro, na Hong Kong Fintech Week.
“Espero que, ao expandir a disponibilidade de concessões fiscais para esse escopo mais amplo de ativos elegíveis sob nosso regime de fundos e nosso regime de family office, possamos adicionar esse ímpeto extra e atrair esse mercado [de Hong Kong] para sua frente de desenvolvimento”, disse Hui.
Além disso, durante o evento, Paul Chan, secretário financeiro de Hong Kong, também destacou que a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros, o regulador do setor, está analisando os pedidos de plataformas de negociação de criptoativos, adiantando que as autoridades estimam que mais licenças sejam emitidas nos próximos meses em Hong Kong.
“Emitimos três licenças até agora. Enquanto isso, a SFC (Securities and Futures Commission) está avaliando a conformidade legal e regulatória dos provedores de serviços considerados. Esperamos que mais licenças sejam emitidas nos próximos meses”.
Vale lembrar que os planos de Hong Kong para aprovação de mais licenças de câmbio de criptomoedas até o fim de 2024 foram revelados recentemente. A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, o regulador financeiro, concedeu recentemente a terceira licença sob o novo regime de licenciamento destinado à Plataforma de Negociação de Ativos Virtuais (VATP). De acordo com as informações divulgadas pela mídia local HK01, o regulador tem planeja aprovar mais plataformas na lista de “consideradas licenciadas” até o final de 2024.