Os planos de Hong Kong para aprovação de mais licenças de câmbio de criptomoedas até o fim de 2024 foram revelados. A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, o regulador financeiro, concedeu recentemente a terceira licença sob o novo regime de licenciamento destinado à Plataforma de Negociação de Ativos Virtuais (VATP).
De acordo com as informações divulgadas pela mídia local HK01, o regulador tem planeja aprovar mais plataformas na lista de “consideradas licenciadas” até o final de 2024.
Na entrevista concedida à reportagem, Julia Leung, presidente-executiva do regulador, afirmou que a Agência concedeu a aprovação a HKVAX para operar como uma bolsa de criptomoedas em Hong Kong, depois das aprovações para a OSL e HashKey.
Leung disse que há 11 plataformas na lista da SFC de candidatas a plataformas de negociação de ativos virtuais consideradas licenciadas, e o regulador concluiu a primeira etapa de inspeções no local e pediu que esses candidatos fizessem os ajustes necessários.
A gestora destacou a existência de outras 11 plataformas que são consideradas requerentes de licenças. Conforme ressaltou Liang Fengyi, a primeira fase de revisão in loco já foi realizada pelo regulador, e os requerentes das licenças foram solicitados a realizarem algumas retificações.
Além disso, a executiva revelou que a SFC tem uma meta de ver progresso neste ponte até o fim de 2024, incluindo a emissão das licenças em lotes.
“Os candidatos que não cumpram os requisitos perderão a qualificação para o licenciamento, enquanto os candidatos que cumpram os requisitos terão a licença condicional”.
Ainda na oportunidade, Liang Fengyi comentou sobre os serviços de balcão (OTC) de criptomoeda. Segundo as informações reveladas pela gestora, a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China já formulou um novo sistema de licenciamento específico destinado para OTC e serviços de custódia de criptomoeda com intuito de solicitar opiniões da indústria.