- Hong Kong mira liderança com isenções fiscais.
- Proposta poderia rivalizar com Cingapura e Suíça.
- Estratégia visa atrair liquidez global para criptomoedas.
Hong Kong está adotando medidas estratégicas para solidificar seu status como um dos principais polos financeiros para criptomoedas, ao propor isenções fiscais para ganhos de capital obtidos através desses ativos digitais. A iniciativa, que inclui fundos de hedge, private equity e veículos de investimento familiar, está aberta para consulta pública durante seis semanas.
Essa política visa proporcionar a Hong Kong uma vantagem competitiva frente a outros centros financeiros como Cingapura e Suíça. Estes já oferecem benefícios fiscais que atraem um volume significativo de investimentos internacionais. No coração da estratégia de Hong Kong está a esperança de que tal incentivo traga mais liquidez global para a cidade, impulsionando sua economia digital.
Cingapura, por exemplo, desde 2020 conta com uma estrutura de Empresa de Capital Variável (VCC), que já atraiu mais de 1.000 fundos. Em resposta, Hong Kong tem promovido sua estrutura de Open-Ended Fund Company (OFC) desde outubro de 2023, e já lançou mais de 450 fundos sob este regime.
Adicionalmente, a proposta de Hong Kong inclui isenções para investimentos em outros setores, como crédito privado, propriedades no exterior e créditos de carbono. Especialistas consideram que esta medida poderia transformar Hong Kong em um centro financeiro offshore ainda mais atrativo, aliviando a carga tributária sobre investimentos em ativos digitais e alternativos.