O governo de Hong Kong anunciou o recente lançamento histórico do título verde tokenizado no valor de aproximadamente HK$ 800 milhões, como parte do Programa de Títulos Verdes do Governo (GGBP), conforme informou em um comunicado oficial, em 16 de fevereiro.
Segundo destacou o texto, este é o primeiro título verde tokenizado emitido por um governo globalmente e foi lançado através de uma rede blockchain privada.
“Após um roadshow virtual no início desta semana, o2, o título verde tokenizado denominado em HKD foi cotado ontem a 4,05%. Foi distribuído por um sindicato de quatro bancos, dois dos quais também atuam como custodiantes de investidores. A Central Moneymarkets Unit (CMU) da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) é o sistema de compensação e liquidação do título, alavancando a plataforma de tokenização do Goldman Sachs – GS DAPMT”, disse em nota.
O Governo explicou que a “emissão primária foi liquidada em uma base de entrega contra pagamento (DvP) entre tokens de títulos representando interesses benéficos nos tokens de títulos e dinheiro que representam uma reivindicação de fiduciário HKD contra o HKMA, em uma base T + 1 em uma rede blockchain privada. Além disso, os processos que envolvem o título também serão digitalizados e executados na rede blockchain privada.
Ainda no comunicado, o Governo destacou que o novo recurso, sendo o primeiro título tokenizado regido pela lei de Hong Kong, mostra que a oferta demonstra que o ambiente legal e regulatório de Hong Kong é flexível e propício a formas inovadoras de emissão de títulos.
Vale lembrar que, em 16 de fevereiro, foi anunciado que os cidadãos de Hong Kong poderão comprar, vender e negociar criptoativos a partir de 1º de junho, de acordo com a conta do Twitter @NoodleofBinance. As regras atuais limitam a negociação de criptomoedas a investidores profissionais – indivíduos com uma carteira de pelo menos HK$ 8 milhões (US$ 1,02 milhão).