O HSBC, o Standard Chartered e o Bank of China estão sendo pressionados pelo regulador bancário de Hong Kong, a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), para que aceitem exchanges cripto como clientes, de acordo com informações recentes divulgadas pelo Financial Times.
Segundo a publicação, fontes informaram que, durante uma reunião no mês passado, os bancos foram questionados pela HKMA sobre sua relutância em ter as exchanges como clientes.
A reportagem teve acesso a uma carta de 27 de abril em que o regulador bancário destaca que a devida diligência em clientes em potencial não deve “criar ônus indevidos”, principalmente “para aqueles que estabelecem um escritório em Hong Kong para procurar oportunidades aqui”.
Vale lembrar que, em um documento emitido em 27 de abril sobre o acesso de clientes corporativos aos serviços de instituições bancárias, a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) solicitou que os bancos prestem seus serviços para as empresas de criptomoedas.
O regulador destacou que os bancos devem ser atenciosos com o desenvolvimento do mercado financeiro, bem como, as instituições devem começar a adotar uma postura com o intuito de olhar para o futuro, que dê espaço para acolher novos setores, a exemplo, do setor de criptomoedas.
No documento, o banco central de Hong Kong pediu para que as instituições bancárias auxiliassem os provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) a conseguir os serviços ofertados por elas.