Em um desenvolvimento importante para a indústria de criptomoedas, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) de Hong Kong visa considerar a inclusão de uma opção de staking em Ethereum para os emissores de fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados na segunda maior criptomoeda à vista, de acordo com informações publicadas pela Bloomberg, em 23 de maio.
A recente movimentação do regulador financeiro de Hong Kong, sinalizando um luz verde para permissão do staking de ETF Ethereum, vai contramão com a postura adotada pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA. O regulador dos EUA enxerga os serviços de staking como sendo um contrato de investimento, portanto, seria uma violação das leis de valores mobiliários do país.
Em meio à potencial aprovação dos ETFs de Ethereum nos EUA, os principais emissores realizaram recentemente alterações em que removeram de suas propostas o staking.
De acordo com a Bloomberg, o SFC vem avaliando se os emissores de ETF de Ethereum em Hong Kong deveriam ter permissão do regulador para staking no ETH. Conforme a publicação, a entidade supostamente esteve em contato com emissores de ETFs criptos de Hong Kong visando discutir sobre o fornecimento de serviços de staking através das plataformas licenciadas.
No entanto, atualmente, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong está somente em fase de discutir sobre o assunto, sendo assim, ainda não há um cronograma fixo para implementação do serviço, de acordo com a reportagem.
SEC Exige Atualização nos Registros de ETF Ethereum para Bolsas nos EUA
Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) fez um movimento significativo no mercado de criptomoedas, solicitando às bolsas que pretendem listar os fundos negociados em bolsa (ETF) de Ethereum (ETH) para atualizar seus registros. Segundo Joseph Edwards, chefe de pesquisa da Enigma Securities, essa ação sugere um avanço importante na regulação dos ETFs de criptomoedas.
“Opor-se ao ETF ETH depois que o BTC foi aprovado sempre pareceu um caso estranho para a SEC tentar pressionar, a menos que eles estivessem dispostos a abrir questões sobre o status dos títulos do Ethereum de forma mais ampla, e é provável que a decisão tenha chegado em algum lugar não aceitar essa luta”, explicou Edwards à Reuters.